São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadros auxiliam na função didática

ANNETTE SCHWARTSMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Inseridos nos episódios de "Castelo Rá-Tim-Bum", 27 quadros –em média oito por dia– ajudam a transmitir conceitos pedagógicos.
Em um dos quadros, a bruxa Morgana narra fatos marcantes da história das civilizações; em outro, os bonecos Mau e Godofredo propõem enigmas verbais, incitando o uso da língua e do raciocínio lógico.
Em "Tíbio e Perônio", dois cientistas gêmeos demonstram princípios científicos. O personagem Telekid, criado por Marcelo Tas, aparece em "Porque Sim" para responder às questões de Zequinha.
As fadas Lana e Lara também têm um quadro, no qual propõem enigmas em que as crianças classificam, comparam e identificam visualmente objetos e seres.
"Marionetes" traz bonecos que caracterizam diferentes países; a intenção é mostrar a existência de várias nações com língua e culturas próprias. Em "Dedolândia", dedos roqueiros ensinam noções de matemática como soma e conjuntos.
Três passarinhos que vivem na árvore do hall do castelo introduzem às crianças diferentes instrumentos musicais no quadro "Instrumentos". Em "Lavar as Mãos", um clip musicado por Arnaldo Antunes dá noções de higiene.
Crianças movimentando seus corpos são mostradas nos cinco clips de "Esportistas Mirins". Em "Bailarinos", vários ritmos ganham coreografias que revelam a variedade dos movimentos corporais.
No hall do castelo, a cada episódio há uma pintura diferente no mesmo lugar. Esse é o mote de "Comentam Quadros", que mostra detalhes das obras em questão.
"Como Se Faz" mostra clips que documentam o processo de fabricação de vários produtos. O quadro "Mãos Pintadas" mostra mãos imitando animais.
A personagem Caipora introduz "Histórias dos Curumins", que adapta lendas indígenas. No quadro "Pintor", os artistas Rui Amaral e Jejo Cornelsem pintam quadros que vão aparecendo no vídeo em câmera rápida.
O garoto Vinícius de Andrade apresenta "Circo", que mostra números circenses realizados por crianças. "Cabine", gravado na rua, traz crianças intervindo e opinando sobre situações criadas pelo programa.
"Músicos Mirins" traz grupos musicais, corais, fanfarras e instrumentistas mirins. "Pentagrama" divide a tela em cinco; em cada parte, bailarinos representam melodias e ritmos.
"O Desenhista Mágico" propõe um exercício de percepão visual a partir de um desenho que vai se formando. Em "Geometria", uma figura bidimensional transforma-se em tridimensional e, depois, em um objeto do cotidiano, explorando diversas formas geométricas.
Para introduzir a linguagem poética, "Poesias Animadas" cria animações de 14 poemas de autores nacionais. Para passar noções de higiene, um rato feito em massa canta e se lava no quadro "Ratinho".
"Músicas do Mundo Todo" toca a música típica de um país escolhido, ilustrando-a com animação feita a partir de um símbolo visual da nação em questão. "Som dos Quadros" destaca através de sons os elementos mais importantes de quadros famosos. "Bichos" cria animações de animais em diferentes situações.

Texto Anterior: Cultura usa magia para ensinar em 'Castelo'
Próximo Texto: Noticiário dramático expõe limite do telejornalismo atual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.