São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giugiaro projeta `buggy' para o futuro

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais recente projeto do estilista italiano Giorgetto Giugiaro, responsável pelos desenhos do Uno e do Passat, o Lucciola traz uma nova proposta de veículo destinado ao público jovem.
Concebido no estúdio Italdesign da Itália e exibido recentemente na Europa, o modelo é uma mistura de "buggy" com carro urbano.
Híbrido e ecológico, o Lucciola utiliza dois tipos de motores: elétrico e convencional.
Na frente, o carro leva um pequeno motor a diesel de baixo consumo e pouco poluente.
Ele não move o carro. Serve para acionar um gerador de eletricidade que alimenta um conjunto de baterias sob o banco de trás.
As baterias movem dois pequenos motores elétricos localizados junto às rodas traseiras, responsáveis pela propulsão do veículo.
O carro não possui alavanca de câmbio –a variação de velocidade é automática– e traz apenas pedais de freio e de acelerador.
O Lucciola utiliza a plataforma do minicarro Fiat Cinquecento, lançado em 1992 na Itália. A carroceria é feita em alumínio. Uma das principais características do modelo é a total versatilidade.
Associa a privacidade dos modelos com capota rígida à praticidade e liberdade proporcionadas por buggies e conversíveis.
Na capota, há dois tetos corrediços de lona. O da frente funciona como uma espécie de teto solar para o motorista. O segundo serve aos ocupantes do banco traseiro.
Painel, bancos, revestimentos laterais e de portas, além de assoalho –confeccionados em fibra–, podem ficar expostos à chuva. Os instrumentos do quadro do painel são todos à prova d'água.
Em vez de porta-luvas e de porta-objetos nas portas, o Lucciola tem bolsas destacáveis de náilon, com zíperes, que podem ser retiradas e utilizadas como sacolas para uso pessoal, compras ou para levar utensílios de praia.
Revestidos de lycra –material lavável e impermeável–, seus quatro bancos rebatem, permitindo várias configurações.
Eles podem ser transformados em mesa, cama e dispostos frente a frente, como nas vans (peruas de uso misto) mais modernas.
Permitem até que se sente sobre o encosto, em curtos passeios.
Em vez do aparelho de som convencional, o Lucciola traz um "walkman" (rádio toca-fitas portátil) no console central, que pode ser retirado ao deixar o carro.

Texto Anterior: Kia faz motorhome sobre chassi da Besta; Passat alemão chega como modelo 95; Náutica realiza salão internacional no Rio; Accord é mais vendido em abril nos EUA; DKW clube organiza prova de aceleração; USP promove corrida de carros de rolimã
Próximo Texto: Super City 125 traz tecnologia avançada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.