São Paulo, segunda-feira, 9 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Australiano inventa nova pá ergonômica

DA "NEW SCIENTIST"

O jardineiro e paisagista australiano Peter Fegan desenvolveu uma pá "ergonômica", com um cabo encurvado que se adapta melhor ao uso.
Segundo ele, o invento ajuda a economizar bastante energia muscular, reduzindo o esforço gasto pelo braço ao levantar areia com a pá em até 30%.
"A pá normal é muito primitiva, muito feia", diz Fegan. Sua pá custa cerca de US$ 30 (uma pá convencional de boa qualidade sai por cerca de US$ 20).
Especialistas em saúde ocupacional da Universidade Queensland de Tecnologia (na Austrália) iniciaram uma avaliação detalhada do invento de Fegan.
A pá, afirmam os cientistas, tem o potencial de melhorar bastante a postura, pois as costas de quem a usa ficam mais eretas (veja figura).
A pá é totalmente feita de aço, por vários motivos: porque fica mais leve, mais forte, e porque um cabo de madeira não poderia ser encurvado na forma correta.
Além disso, Fegan diz que, como jardineiro, não gosta que árvores sejam cortadas para fazer pás.

Texto Anterior: Falta interesse na área aplicada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.