São Paulo, segunda-feira, 9 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vem a calhar; Fechando o cerco; Bons antecedentes; Causa própria; Hora do silêncio; Poupança; Poder paralelo; Em campanha; Rei posto

Vem a calhar
A absolvição de "anões" do Orçamento reforça a oportunidade de um projeto de tratado internacional anticorrupção preparado pelo advogado suíço Paolo Bernasconi, que orientou a CPI na quebra de sigilo bancário na Suíça.

Fechando o cerco
Paolo Bernasconi propõe que os países endureçam suas leis contra o enriquecimento ilícito, até com a inversão do ônus da prova quando um servidor público tiver bens ou movimentação financeira incompatíveis com seus rendimentos.

Bons antecedentes
O projeto do tratado internacional anticorrupção de Bernasconi deve ser submetido ao Parlamento suíço e depois ao Conselho da Europa. Caminho igual trilhou a Convenção Européia contra Tortura, enfim adotada pelo Conselho.

Origem
A visita ao Congresso do islandês Magnus Gudmunson –que acusa a entidade ambientalista Greenpeace de irregularidades financeiras– foi promovida por Mauro Borges (PP-GO), ligado ao lobby da energia nuclear.

Hora do silêncio
Marco Maciel (PFL-PE), preterido para vice de FHC, não quer fazer prognósticos sobre quem vencerá as eleições este ano. "Faço como fazia o Ananias, craque de meu time, o Santa Cruz: prognóstico eu só dou no final".

Poupança
A ausência de Aluizio Mercandante (PT-SP) ao microfone nas votações de matérias econômicas polêmicas vem sendo interpretada no Congresso como estratégia do PT. Seria para preservar o eventual ministro da Fazenda de Lula.

Poder paralelo
A MP do controle interno cria um cargo de secretário, eleito pelo Senado, com mandato de três anos que só pode ser cassado pela própria Casa. Ele e seus representantes em cada ministério poderão embargar atos até de ministros.

Pé na estrada
Disputando com Barelli (e com Cabrera, com o PTB...) a vaga de vice de Covas, o presidente do PSDB em São Paulo, Geraldo Alckmin, diz que tem o apoio dos tucanos de 38 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Esfinge
Depois da dar entrevista em São Luís (MA) ontem, Sarney foi abordado por um sobrinho, Gustavo: "Tio, o senhor prefere que as prévias não sejam realizadas?". O pré-candidato do PMDB piscou um olho e mudou de assunto.

TIROTEIO
Do candidato do PL à Presidência, Flávio Rocha, sobre a situação de FHC nas pesquisas:
– Ou o Fernando Henrique cai na real, ou cai com o real.

Texto Anterior: Munição; Estoques; "Déjà vu"; Dupla caipira; Palanque organizado; Aviso prévio; Retaliação judicial; Propaganda
Próximo Texto: Lula diz que vai rever acordo da dívida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.