São Paulo, segunda-feira, 9 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Churchill rejeitou salvar judeus

Sunday Times
De Londres

DE LONDRES

Um plano para salvar 70 mil judeus da morte em câmeras de gás fracassou devido à oposição do Reino Unido, em 1943. O governo temia a "invasão de refugiados indesejáveis", afirma o jornal.
Trata-se de uma série de documentos descobertos recentemente nos arquivos do "Sunday Times", revelada ontem, que atribui a decisão a Winston Churchill.
O plano era promovido por uma rica comunidade judaica americana, disposta a financiar a expatriação de judeus da Tcheco-Eslováquia, Hungria e Bulgária.
Segundo os documentos, Churchill sabia que os alemães estavam exterminando os judeus, mas insistiu com as forças americanas por mais de um ano que este plano de resgate fosse arquivado.
Churchill temia que os refugiados optassem por ir para a Palestina, então administrada pelo Reino Unido. O chanceler Anthony Eden foi autorizado a consentir com o plano, mas tarde demais.

Texto Anterior: Clinton quer adiar julgamento do processo de molestamento sexual
Próximo Texto: Grupos armados haitianos resistem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.