São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
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Metrô abre concorrência para quarta linha

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa segunda-feira, dia 16, o processo de licitação internacional para a construção da quarta linha do metrô de São Paulo, que vai ligar a avenida Paulista ao Butantã.
A nova linha, também chamada de "Amarela", está orçada em US$ 1,05 bilhão. Será a primeira linha de metrô do mundo que terá financiamento do Bird (Banco Mundial).
Além do Banco Mundial, a obra receberá recursos do banco japonês Eximbank e do governo do Estado. Cada um entra com US$ 350 milhões.
O Metrô prevê o início das obras para março do ano que vem. O trecho Paulista-Butantã entraria em operação em 1999, mas essas datas dependem de aprovação do Banco Mundial.
Por enquanto, só está acertado que na próxima segunda-feira será publicado o aviso de abertura da concorrência, nos jornais do Brasil e em revistas especializadas do mundo todo.
Nessa fase, as empreiteiras vão se habilitar tecnicamente a participar da licitação. Em outubro, deve começar a segunda fase da concorrência –escolha dos menores preços.
O trecho Paulista-Butantã terá 5,5 quilômetros de extensão e 7 estações. Deverá transportar 360 mil pessoas por dia. Será totalmente subterrânea e terá um túnel sob o rio Pinheiros.
A primeira estação será a Paulista, na rua da Consolação. Será integrado ao ramal Paulista do metrô, através de uma passarela subterrânea até a estação Consolação. Depois vem a Incor, na avenida Rebouças. Essas duas estações ficarão a 43 metros da superfície.
Nesse trecho, a escavação será pelo método austríaco NATM –manual com concreto projetado.
A seguir, com túnel escavado pelo "tatuzão" Shield, vêm as estações Brasil, na avenida Rebouças com rua Lisboa, e Mourato Coelho –na esquina com rua Pinheiros.
As estações Faria Lima, no largo da Batata, e Pinheiros, junto à marginal Pinheiros, serão as maiores da linha, junto com a Paulista.
A estação Pinheiros será integrada com a ferrovia que liga Santo Amaro a Osasco.
O túnel do metrô passa sob o rio Pinheiros e atinge a estação Butantã, na avenida Vital Brasil.
Os trilhos seguem sob a avenida Francisco Morato até a Vila Sônia, onde será feito o pátio dos trens.
Nesse trecho estão projetadas quatro estações, mas elas não serão construídas até que seja feito o segundo trecho da linha –Paulista-Luz.

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