São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda os métodos pedagógicos

PAULO SILVA PINTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 16/06/94

No quadro, junto a esta matéria, os dados de alfabetização dos métodos Waldorf e Montessori foram trocados .
Entenda os métodos pedagógicos
Construtivismo, Waldorf, Montessori. Para entender o método educacional que a escola de seu filho utiliza é preciso saber mais do que o simples significado de cada uma dessas palavras.
Não basta saber que o teoria pedagógica empregada é esta ou aquela. Agarrar um rótulo como bóia de salvação é a saída de alguns educadores que querem mostrar atualidade e competência.
O construtivismo, conjunto de teorias da psicolinguista argentina Emília Ferrero (veja texto abaixo), é o que mais tem influenciado os professores hoje e por isso mesmo o que mais sofre deturpações.
A professora Sônia Penin, da Faculdade de Educação da USP, aponta uma delas: professores que dizem que o conhecimento dos alunos se constrói sozinho, sem a interferência de quem dá aula.
A pedagoga Sônia Barreira, 36, concorda. Ela é diretora e dona da Escola da Vila, no Butantã (zona oeste), que dá consultoria para outros estabelecimentos.
"Não tem nada a ver achar que o construtivismo é espontaneísmo, que os alunos podem decidir tudo que eles vão fazer. Tem momentos em que o professor precisa dizer `vocês vão fazer isso e não têm que entender por que' ", diz.
Mas na opinião de Sônia Penin, mesmo que os professores saibam explicar bem o "rótulo" da escola, os pais têm que fazer mais perguntas para entender a forma.
"O construtivismo é a teoria de uma psicóloga sobre o aprendizado. Mas um projeto educacional engloba muitas outras áreas do conhecimento: sociologia, filosofia, artes. O educador deve ter clareza de seu projeto", diz ela.
Há até quem diga que é possível unir idéias diferentes como o construtivismo e o método da médica italiana Maria Montessori.
Myriam Tricate, 51, dona da Escola Magno, no Jardim Marajoara (zona sul), diz que adota subsídios das duas linhas na pré-escola.
"O desenvolvimento sensorial do Montessori é muito bom, utilizamos seu material. Mas é impossível não aproveitar o que propõe o construtivismo: os estímulos de alfabetização que as crianças têm ao ver um out door, por exemplo".

Texto Anterior: Metrô abre concorrência para quarta linha
Próximo Texto: Nova cartilha aboliu o be-a-bá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.