São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova droga combate asma, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A droga "salmeterol" é mais eficaz para tratar asma a longo prazo do que a comumente usada, segundo estudo na última edição da revista da Associação Médica Norte-Americana ("Jama").
A droga pode ser inalada através de bombinhas de aerossol. Ela teve ação prolongada como dilatadora dos brônquios (tubo por onde o ar passa aos pulmões).
"O salmeterol inalado duas vezes por dia é mais eficaz que a droga albuterol (de curta ação) inalada quatro vezes por dia", dizem os autores do estudo.
A equipe, liderada por Gilbert D'Alonzo, pertence ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas (EUA).
Os cientistas trataram 322 pacientes com asma em diversos locais dos EUA ao longo de 12 semanas. Parte deles tomou salmeterol, outros tomaram albuterol.
A cada duas semanas, um médico visitava os asmáticos para estudar os sintomas. Também os próprios pacientes avaliaram o resultado dos remédios.
Eles mediam diariamente a intensidade dos sintomas, como falta de ar, chiados, tosse e o número de noites sem dormir (por causa dos sintomas).
Devido a descumprimento das normas, conflitos nos horários de visita médica, piora na doença ou por outros motivos, 42 pacientes não completaram o estudo.
Os resultados obtidos com os demais pacientes, porém, são significativos.
"O salmeterol inalado é um tratamento eficaz para o controle prolongado dos sintomas de asma tanto diurnos quanto noturnos", diz o estudo.
Segundo os autores, não houve deterioração no controle da doença durante o período acompanhado pelo estudo.
"Embora a inalação de aerossol com salmeterol possa ser um avanço no tratamento, médicos e pacientes nunca devem usá-lo para tratar sintomas agudos de asma", diz editorial na revista.
Para o editorialista Roger Bone, presidente da Faculdade de Medicina de Ohio, o salmeterol leva mais tempo para entrar em ação e pode se acumular nos pulmões.
"Há potencial para acumulação e toxicidade. O salmeterol nunca deve ser usado mais de duas vezes por dia na dose recomendada", afirma o editorialista.

MAIS INFORMAÇÕES: Associação Médica Norte-Americana. Endereço: 515 North State Street, Chicago, Illinois 60610, EUA.

Texto Anterior: FHC deverá se licenciar do Senado
Próximo Texto: Desentupidor inspira reanimador cardíaco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.