São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supercomputador é mais rápido

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Supercomputador é um computador grande, rápido e caro, capaz de fazer cálculos complicados com muito mais rapidez e com muita memória. Também é capaz de fazer várias tarefas eficientemente ao mesmo tempo.
Por trás dessa capacidade está o mesmo princípio básico de funcionamento dos outros computadores: a capacidade de determinar se um interruptor está ligado ou desligado (o equivalente a ver se uma lâmpada está acesa ou apagada).
Seus circuitos eletrônicos se baseiam nisso: eles "enxergam" apenas dois tipos de coisas –alta voltagem ou baixa, os números um ou zero.
Esse dois dígitos são as unidades básicas de informação que os computadores usam, os "bits", uma abreviatura do inglês para "dígito binário".
O que torna um computador algo útil é a capacidade de fazer as checagens desses "bits" rapidamente. A velocidade é medida em megaHertz, ou milhões de ciclos por segundo.
Quem tem um microcomputador pessoal geralmente conhece sua velocidade de "relógio" ("clock speed"). É o número que costuma aparecer no mostrador, "33", "50", 33 mHz ou 50 mHz.
Isso significa que o microcomputador pode fazer 33 ou 50 milhões de operações ou instruções por segundo.
Um supercomputador pode ter uma velocidade de bilhões de ciclos por segundo.
A capacidade de processamento de um computador é o número máximo de operações que ele pode fazer em um determinado tempo, expressas em unidades como "mips" (milhões de instruções por segundo) ou "flops" (operações de ponto flutuante por segundo –operação de ponto flutuante é, por exemplo, uma adição, uma subtração– o "ponto" referido é a vírgula da casa decimal).
Um supercomputador tem capacidade de processamento da ordem de gigaflops, ou bilhões dessas operações por segundo.
O primeiro supercomputador construído, o americano Cray-1, tinha capacidade máxima de processar cem megaflops, ou 100 milhões de cálculos de ponto flutuante por segundo.
O computador do Inpe processa no máximo 3,2 gigaflops (3,2 bilhões) , número que pode diminuir de acordo com o tipo de serviço pedido.

Texto Anterior: Previsão do tempo será mais precisa
Próximo Texto: Utilização é em vários campos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.