São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT põe classe média em mundo dourado

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o primeiro capítulo de "Éramos Seis", que estreou finalmente anteontem, o SBT mostrou que se pode fazer novela de qualidade fora da Globo.
Cenário e iluminação impecáveis reconstituem a São Paulo dos anos 20, quando a classe média vivia num "mundo dourado".
Se a novela do SBT pegar o público será provavelmente por retratar, na vida do casal Lola (Irene Ravache) e Júlio (Othon Bastos), os dramas que 70 anos depois ainda afligem o espectador.
Dramas a saber: a dificuldade de pagar as prestações da casa própria, o marido que chega bêbado em casa, a educação dos filhos e por aí.
Tudo isso suavizado pela magia do tempo. Por exemplo, os meninos de rua, com quem Lola não quer que seu filho Alfredo, o levado, brinque, usam estilingue como arma.
Ou ainda, a casa, na avenida Angélica, que Lola e Júlio suam para pagar –e já moram– é um castelo paradisíaco para quem está na fila dos financiamentos das casas populares tipo BNH.
É preciso esperar para ver se o público, acostumado ao sangue que quase sai pela tela, vai gostar de entrar nesta "viagem" singela.
As novelas "Pantanal", da Manchete, e "Carrossel", mexicana exibida pelo SBT, mostraram que volta e meia o espectador gosta da fugir da "vida como ela é" segundo a Globo.
Para ajudar a identificação do espectador, a novela usa o recurso de fazer a personagem Lola falar diretamente com ele (a câmera). Lola é a mulher que prega a honestidade, o respeito pelo marido e a família feliz.
Vai sofrer a novela inteira e com ela todas as donas-de-casa brasileiras (é o que espera o SBT). Quando fala com a câmera, é quase como se Lola disesse: "minha amiga, eu sei que você sabe o que estou passando".
O recurso pode aumentar de fato a cumplicidade espectador/personagem, mas tem o defeito de cortar a narrativa e, ao contrário do que se deseja, fazê-la soar ainda mais distante.

Novela: Éramos Seis
Direção: Nilton Travesso, Henrique Martins e Del Rangel
Elenco: Irene Ravache, Othon Bastos, Denise Fraga, Jussara Freire
Emissora: SBT
Horário: de segunda a sábado, depois de "A Viagem" e depois de "Fera Ferida", as novelas da Globo

Texto Anterior: Audiência não define horário da novela
Próximo Texto: Telejornal tinha mais público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.