São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes trazem de volta glórias do futebol

JGC
DA REPORTAGEM LOCAL

A mostra de cinema "Imagens do Futebol", que começa hoje no Museu da Imagem e do Som (MIS), vai alternar imagens de jogos famosos com documentários e filmes de ficção de curta, média e longa-metragem.
O ciclo faz parte da série de eventos "Copa Ilustrada", promovida pela Folha em conjunto com o MIS, o Espaço Banco Nacional de Cinema, o Canal 100, a Companhia das Letras e o Shopping Center Iguatemi.
A partir do dia 13, o Espaço Banco Nacional de Cinema também exibirá filmes da mostra.
Entre os nove jogos que serão exibidos estão a derrota do Brasil para a Hungria na fatídica Copa de 1966 e a final Corinthians x Ponte Preta de 1977, em que o Corinthians se sagrou campeão paulista depois de 23 anos na "fila".
Os filmes programados incluem documentários já clássicos como "Garrincha, Alegria do Povo" (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, e "Isto É Pelé" (1974), de Luiz Carlos Barreto.
Os filmes de ficção são três: "O Corintiano" (1966), de Milton Amaral, com Mazzaropi, "Asa Branca, um Sonho Brasileiro" (1981), de Djalma Batista, e o curta-metragem "Perigo Negro", de Rogério Sganzerla.
Este último, que fez parte do longa em episódios "Oswaldianas" (1992), inspirou-se em texto de Oswald de Andrade.
Outras curiosidades do ciclo são os curtas "Barbosa", de Ana Luíza Avevedo e Jorge Furtado, e "Gaviões", de André Klotzel.
O primeiro é sobre o estigmatizado goleiro da seleção brasileira que perdeu para o Uruguai no Maracanã, na final da Copa do Mundo de 1950. O segundo é um documentário sobre a Gaviões da Fiel, torcida organizada corintiana.
A maioria dos jogos programados pertence ao arquivo do cinejornal "Canal 100", dirigido por Carlos Niemeyer e exibido nos cinemas brasileiros de 1959 até o final dos anos 70.
Além de ser o maior arquivo cinematográfico do futebol brasileiro, o "Canal 100" realizou uma revolução nos padrões de filmagem dos jogos, com posições de câmera e recursos de montagem que só agora começam a ser utilizados pela televisão.
Os jogos do "Canal 100" fazem parte da memória afetiva de pelo menos duas gerações de cinéfilos e aficionados do esporte.
A equipe do "Canal 100" é responsável também pelo documentário "Brasil Bom de Bola" (1970), realizado na esteira da euforia pelo tricampeonato mundial e também programado para o ciclo.
A série "Copa Ilustrada" inclui ainda a publicação, pela Folha, de fascículos sobre as copas, exposições de fotos e lançamento de livros (leia quadro ao lado).

Texto Anterior: "Castelo Rá-Tim-Bum" ensina em ritmo de clipe
Próximo Texto: Cacá Rosset dirige nova versão de peça de William Shakespeare
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.