São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa da Microsoft é mais "amigável"

ESPECIAL PARA A FOLHA

Entre as mais poderosas planilhas eletrônicas da atualidade destaca-se o produto da Microsoft, o "Excel".
Além da aparência familiar do "Windows", a nova versão tem seu ponto forte na integração com outros aplicativos da Microsoft.
Característica marcante no "Excel 5.0" é a possibilidade de utilização das planilhas como "pastas de trabalho" (conceito de workbooks), que permite guardar vários documentos em uma mesma pasta, como se fossem as várias folhas dentro da planilha.
Podem ser tabelas de cálculos (planilhas simplesmente), folhas de gráficos ou módulos do "Visual Basic".
Tais pastas de trabalho são limitadas apenas pela memória da máquina.
O "Excel 5.0" exibe uma interface mais elaborada e é compatível com o processador de textos "Word 6.0", também criado pela Microsoft.
Assim, o usuário acostumado à disposição da interface nas versões anteriores sentirá a diferença, porém ficará facilitado no uso dos dois produtos.
Apresenta as planilhas com visual tridimensional, possui interface WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém) e, mais importante, seu manuseio com o mouse está mais intuitivo.
Contando com menus divididos em submenus e com caixas de diálogo para certos comandos, onde pode-se selecionar opções e que contêm seus próprios menus, o "Excel 5.0" permite ao usuário mudar muitos atributos como formatação de números, alteração de bordas e padrões da célula localmente, na própria célula.
O gerenciamento de dados foi aperfeiçoado com recurso de autofiltro que cria subconjuntos de dados, cria e exibe subtotais automáticos e resume dados.
Troca de dados
É possível importar arquivos, inclusive textos, de outros aplicativos (o "Excel" mostra algumas linhas dos dados para que o usuário tenha uma prévia do que está fazendo) e distribuí-los facilmente, por exemplo, nas colunas de uma planilha.
Uma novidade é a filosofia de que a célula de planilha não é mais unidade indivisível. Assim, você pode formatar "estilo" no texto contido na célula (é possível se ter uma célula com texto com diversas fontes ou cores).
Além disso, a edição pode ser feita dentro da própria célula.
Essa versão inclui novos recursos gráficos, como barras de erros, linhas de tendências e ajustes de curvas. Editar gráficos na planilha sem ter que ir para uma janela além de buscar dados da planilha para o gráfico são inovações.

Texto Anterior: "Lotus permite editar dados na própria célula
Próximo Texto: História da imigração é contada em multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.