São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos tentam anular aliança

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Peessedebistas contrários à coligação do PSDB com o PFL fazem um último esforço para impedir que a convenção do partido, no próximo sábado, homologue a aliança com os pefelistas.
Eles encaminharam ontem petição à Executiva do partido alegando que a aliança fere o estatuto partidário. Dizem ainda que, antes de passar pela covenção, a coligação deveria ter sido apreciada pelo Diretório Nacional.
Segundo os dissidentes tucanos, o artigo 12 do estatuto peessedebista determina que as coligações podem ser feitas apenas com partidos que tenham identidade programática com o PSDB.
Para eles, há incompatibilidade entre os programas do PSDB e do PFL em pelo menos cinco pontos. Segundo os dissidentes, o programa do PSDB propõe:
a) A presença do Estado em setores essenciais do processo nacional de desenvolvimento.
b) A inversão direta e maciça de recursos públicos na área da educação, saúde, habitação e segurança.
Para os dissidentes tucanos, no mínimo três pontos do programa do PFL se contrapõem ao do PSDB. Eis os pontos:
a) A tese do "Estado mínimo" nas políticas públicas do país.
b) A abolição de todo e qualquer monopólio do Estado.
c) A afirmação do capital como primeiro propulsor do progresso.
A petição encaminhada à direção do PSDB foi assinada por um senador, Dirceu Carneiro (SC), um deputado, Tuga Angerami (SP), um integrante da sociedade civil, Cândido Mendes, e um representante do PSDB-Jovem, Sandro de Resende Cardoso.
Os dissidentes do PSDB ameaçam entrar com ação na Justiça contra o desrespeito ao estatuto do partido, caso a Executiva tucana não acate seu pedido de suspensão da homologação da aliança.
Em pelo menos dez diretórios regionais do PSDB há resistências à coligação com os pefelitas. A maior delas ocorre na Bahia. Os tucanos baianos já decidiram apoiar a candidatura do petista Lula e não comparecerão à convenção do PSDB.

Texto Anterior: TSE nega irregularidade em concorrência
Próximo Texto: Fidel visita Salvador e se encontra com ACM; Dirigentes do Dnocs são exonerados; Primeiro-ministro da Romênia visita Itamar; Tupis acusam dirigente da Funai no Maranhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.