São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xuxa readmite portadora da Aids

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

A ex-secretária da Xuxa Promoções e Produções, Olaique Guilhermina André, 28, portadora do vírus da Aids, foi reintegrada ontem ao emprego por determinação da 54ª Junta de Conciliação da Justiça do Trabalho.
Olaique foi demitida em dezembro de 92, após ser afastada do emprego por seis meses.
Ela alega que o afastamento ocorreu depois que contou a colegas ter contraído o vírus HIV numa relação heterossexual sem preservativo.
Entre maio de 91 e a data do afastamento, Olaique trabalhou no curso de modelos de Xuxa, hoje extinto, mas também ajudava na produção dos programas da apresentadora.
Ontem pela manhã, Olaique, seu advogado e duas oficiais da Justiça do Trabalho se apresentaram ao gerente de pessoal da Xuxa Promoções, Leon Délix Milhomem Filho, na sede da empresa, na Barra da Tijuca (zona sul do Rio).
Olaique foi reintegrada ao emprego e à tarde já desempenhou funções de assistente de produção na gravação de um programa dominical que Xuxa terá em breve na Rede Globo.
"Estou tranquila, vamos ver como serão os próximos dias", disse Olaique logo após ser reintegrada. Ela reafirmou que não aceitará acordo financeiro. "Quero trabalhar, meu objetivo não é dinheiro".
O juiz Aloysio dos Santos, da 54ª Junta, determinou que a empresa pague a ela salários retroativos a dezembro de 92.
A empresária de Xuxa, Marlene Mattos, não estava na empresa quando Olaique chegou. A única funcionária conhecida de Olaique presente era a secretária Selma de Almeida.
Quando Olaique entrou na Justiça, Mattos disse que ela havia sido demitida por incompetência e que, na época, sua condição de portadora era desconhecida.
Olaique é portadora do vírus HIV mas não apresenta sintomas da Aids.
O advogado da Xuxa Promoções, Luís Cláudio Moreira, disse que a empresa vai recorrer da decisão em instância superior. Marlene e Xuxa decidiram não comentar o caso.

Texto Anterior: Amazonas 1; Amazonas 2; Pará 1; Pará 2
Próximo Texto: 60% do sangue é contaminado por hepatite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.