São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festas `exorcizam' sexta-feira 13

DA REPORTAGEM LOCAL

Paulistanos mais (ou menos) supersticiosos, que esperam para amanhã um dia carregado de azar e maus fluidos, têm uma série de opções para comemorar, à noite, caso sobrevivam.
As principais casas noturnas da cidade promovem festas destinadas a "exorcizar" a má fama da sexta-feira 13 (veja quadro com a programação ao lado).
Costuma-se associar a sexta-feira 13 ao azar por dois motivos: Cristo morreu numa sexta (a Paixão) e 13 eram os participantes da última ceia (além de ser a carta do tarô que traz a figura da morte).
Mas nem todo mundo tem medo da sexta-feira 13. "Para mim, já foi um dia de muita sorte. Hoje é apenas um dia que guardo com mágoa", diz o estilista Antonio Luis Moreira, o Tonyy Gótico.
Foi numa sexta 13 que Tonyy, 30, começou a namorar uma garota especial. Posteriormente, num outro dia 13, rompeu o namoro. "Vou sempre me lembrar do dia 13", diz.
Tonyy integra uma tribo que cultua o niilismo, se veste de preto e ouve grupos de rock melancólicos, como o Dead Can Dance (os mortos podem dançar). Eles se autodenominam "góticos".
Nesta sexta 13, os góticos irão ao Morcegóvia, uma casa noturna instalada onde reinou por anos o famoso Madame Satã.
Além da banda Sufrágio da Alma, que tocará "covers" do grupo Joy Division, a casa exibirá fitas de terror, como "O Abominável Dr. Phibes" e "A Câmara de Horrores do Abominável Dr. Phibes", ambos de Robert Fuest, com Vincent Price.
Outro evento pouco ortodoxo ocorre na casa noturna Ursa Maior. Por volta da meia-noite, o estilista Fernando Ribeiro exibirá sua coleção de roupas masculinas chamada Intimo Due, que inclui uma linha intitulada Joana Dark (com k, de escuro, em inglês).
"Explica" o estilista: "Joana Darc é a heroína que foi queimada por ser considerada uma bruxa. Nada mais atual. Pois hoje o que mais se vê são bruxas passando por heróis. A bruxa está solta".
Segundo Ribeiro, os modelos masculinos vão desfilar de casacos longos e capuzes, para "fazer uma pilhéria com essa coisa de bruxaria". Boa sorte. (MSy)

Texto Anterior: Sargento é assassinado com um tiro dentro do quartel da PE no Paraíso
Próximo Texto: Francis Bacon vira nome de bar e Lanterna estréia pista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.