São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Registro foi feito em 14 canais

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando era operador de "O Fino da Bossa", Zuza Homem de Mello registrou os shows com um gravador Magnecord e uma mesa de som Gates de oito canais.
Trabalhou nisso desde o primeiro programa, gravado em 17 de maio de 1965. No livreto, conta que usava fitas gastas e compensava a impossibilidade de equalização com suplemento de outros oito canais fornecidos por dois mixers.
O som é razoável, apesar de abafado. Os registros originais em mono foram remasterizados para a tecnologia digital.
Há defeitos que poderão ser corrigidos na próxima tiragem. Jorge Ben é erroneamente creditado como "Jorge Benjor". É um erro histórico, já que o segundo codinome só foi adotado em 1987.
Outra falha é cometida na faixa "Roda de Samba", de novembro de 1965. O cantor Agostinho dos Santos é mencionado como "Agostinho dos Anjos".
Ainda assim, o produtor prestou um serviço à história ao salvar o áudio de registros que a Record perdeu ou não salvou de incêndio. É um documento.
(LAG)

Texto Anterior: Até Elis desafinava no `Fino da Bossa'
Próximo Texto: Stephen King estréia na TV nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.