São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
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Peça ironiza crise econômica brasileira

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Peça: Mamãe Não Pode Saber
Direção: João Falcão
Elenco: Aramis Trindade, Chico Accioly, Cláudio Ferrário, Lívia Falcão e Magdale Alves
Onde: Teatro Paulista (r. do Paraíso, 494, tel. 287-2782)
Quando: quinta a sábado, às 21h, domingo, às 20h
Quanto: 5 URVs (quintas), 7 URVs (sextas e domingos) e 8 URVs (sábados)

A peça "Mamãe Não Pode Saber", que estréia hoje às 21h no Teatro Paulista, é uma comédia sobre a classe média.
Magdale Alves, 33, faz o papel de dona Glória, uma mãe que chega inesperadamente de Paris. Enquanto esteve fora, sua filha casou-se com um político que afundou a família em dívidas.
A partir daí, os personagens passam a criar as suas soluções para a crise. A mãe quer transformar a filha em atriz e faz com que ela estude de balé clássico a ginástica facial.
O político hipoteca os bens de dona Glória para enriquecer seu caixa de campanha, e até a empregada Flora participa da dilapidação do dinheiro da velha senhora.
Cinco atores se revezam em 15 papéis. Para a surpresa do público, os personagens de um mesmo intérprete conseguem se encontrar em alguns momentos. "É uma brincadeira em que a gente contracena consigo mesmo", diz o ator Aramis Trindade.
A peça faz uma sátira sobre as mudanças rápidas de modismos e comportamentos.
Um adolescente que é um "gruppie-junkie-advertising-new-age", no dia seguinte se transforma num "pós-heavy-metal-neo-reciclável-retrô".
"O espetáculo quer reviver o `vaudeville', o show dentro do palco", diz o ator Chico Accioly.
O "vaudeville" foi um tipo de espetáculo teatral muito popular na Europa e nos EUA nas décadas de 20 e 30.
No "vaudeville", os atores faziam peças curtas, muitas vezes com mágicas, acrobacias e música. Muitas estrelas do cinema surgiram destes palcos, como W.C. Fields e Groucho Marx.
"É um panorama de comportamentos", diz o diretor João Falcão. Segundo ele, o sucesso da peça vem da identificação que o público sente com a transformação dos valores.
"Hoje em dia a crise degradou as pessoas, elas se acostumaram com a violência e a corrupção", diz Falcão.
"Mamãe Não Pode Saber" ironiza com a crise econômica brasileira e mostra como as pessoas "podem até se acostumar a idéia de vender a própria mãe", diz ele.

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