São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa das paralelas é mais atraente

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Em sua 26ª edição, a "Quinzena dos Realizadores" é de longe a principal mostra paralela de Cannes-94, chegando quase a ofuscar a competição.
Onze dos 17 selecionados fazem sua estréia mundial no festival. Últimos filmes de cineastas consagrados em outras edições do festival dão brilho maior às as paralelas. "Amateur", último filme do diretor independente norte-americano Hal Hartley ("Confiança"), é a maior atração.
"A Caixa", do decano do cinema português, Manoel de Oliveira ("Vale Abraão"), além de "Tatiana", do finlandês Aki Kaurismaki, e "Eat Drink Man Woman", de Ang Lee ("O Banquete de Casamento"), são outros destaques.
Fora de concurso, o ciclo "Um Certo Olhar" mescla cineastas consagrados como o italiano Marco Bellocchio ("O Sonho da Borboleta") com estreantes como Lodge Kerrigan ("Clean, Shaven").
Desde logo, a maior atração é o "Fausto" do mago tcheco do cinema de animação, Jan Svankmajer.
Dois franceses importantes marcam presença: André Téchiné ("Les Roseaux Sauvages") e Olivier Assayas ("L'Éau Froide").
A guerra civil na ex-Iugoslavia aparece em dois documentários. "Bosnia!", do ex-novo filósofo Bernard-Henry Levy, foi selecionado para "Um Certo Olhar".
Já a "Quinzena" ficou com um filme coletivo coordenado por Ademir Kenovic, "O Homem, o Deus e o Monstro".
Infelizmente, o filme que Jean-Luc Godard acaba de rodar em Sarajevo não ficou pronto para o evento.
Latino-americanos
Há uma boa presença latino-americana nas paralelas. Um raro filme uruguaio, "Le Dirigible" de Pablo Dotta, está na "Semana da Crítica".
Já "Um Certo Olhar" selecionou os novos filmes do chileno Miguel Littin ("Los Naufragos") e do peruano Francesco Lombardi ("Sin Compassion").

Texto Anterior: Geléia; Professor Pardal; Alça
Próximo Texto: Ciclo homenageia Jean Renoir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.