São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994 |
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Programa das paralelas é mais atraente
AMIR LABAKI
Onze dos 17 selecionados fazem sua estréia mundial no festival. Últimos filmes de cineastas consagrados em outras edições do festival dão brilho maior às as paralelas. "Amateur", último filme do diretor independente norte-americano Hal Hartley ("Confiança"), é a maior atração. "A Caixa", do decano do cinema português, Manoel de Oliveira ("Vale Abraão"), além de "Tatiana", do finlandês Aki Kaurismaki, e "Eat Drink Man Woman", de Ang Lee ("O Banquete de Casamento"), são outros destaques. Fora de concurso, o ciclo "Um Certo Olhar" mescla cineastas consagrados como o italiano Marco Bellocchio ("O Sonho da Borboleta") com estreantes como Lodge Kerrigan ("Clean, Shaven"). Desde logo, a maior atração é o "Fausto" do mago tcheco do cinema de animação, Jan Svankmajer. Dois franceses importantes marcam presença: André Téchiné ("Les Roseaux Sauvages") e Olivier Assayas ("L'Éau Froide"). A guerra civil na ex-Iugoslavia aparece em dois documentários. "Bosnia!", do ex-novo filósofo Bernard-Henry Levy, foi selecionado para "Um Certo Olhar". Já a "Quinzena" ficou com um filme coletivo coordenado por Ademir Kenovic, "O Homem, o Deus e o Monstro". Infelizmente, o filme que Jean-Luc Godard acaba de rodar em Sarajevo não ficou pronto para o evento. Latino-americanos Há uma boa presença latino-americana nas paralelas. Um raro filme uruguaio, "Le Dirigible" de Pablo Dotta, está na "Semana da Crítica". Já "Um Certo Olhar" selecionou os novos filmes do chileno Miguel Littin ("Los Naufragos") e do peruano Francesco Lombardi ("Sin Compassion"). Texto Anterior: Geléia; Professor Pardal; Alça Próximo Texto: Ciclo homenageia Jean Renoir Índice |
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