São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclo homenageia Jean Renoir

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

O tradicional grande painel sobre a escadaria principal do Palácio dos Festivais, a sede do evento, homenageia neste ano o centenário de nascimento de Jean Renoir ("A Regra do Jogo").
Um novo documentário e um ciclo especial celebram o cineasta francês que influenciou mais de uma geração de diretores dentro e fora de seu país.
Morto em outubro do ano passado, Federico Fellini também não foi esquecido. O cartaz de Cannes-94 mostra um de seus desenhos para "A Estrada da Vida", com Gelsomina fitando o mar.
Fellini é tema de uma pequena mostra dentro da seção "Cinéma de Toujours", que lembra ainda a espetacular década de 70 dos filmes de Robert Altman, que voltou a ser admirado com seus dois últimos filmes – "O Jogador" e "Short Cuts - Cenas da Vida".
A sessão nostalgia prossegue com um documentário inédito sobre o insubstituivel Yves Montand, assinado por Jean Labib.
A última grande homenagem é prestada ao cineasta alemão Volker Schlondorff ("O Tambor"), que profere a quarta "Lição de Cinema", sucedendo o alemão Wim Wenders e o francês Bertrand Tavernier.
(ALk)

Texto Anterior: Programa das paralelas é mais atraente
Próximo Texto: Ghini defende a simplificação de formas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.