São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
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Marionetes e atores revivem o assassinato de Chico Mendes

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Duas companhias, uma de dança, outra de teatro, estréiam hoje no 4º Festival Internacional de Artes Cênicas.
No Teatro Sérgio Cardoso, a Companhia de Dança de Lisboa apresenta o espetáculo "Introdução ao Princípio das Coisas", da coreógrafa Olga Roriz.
No Páteo do Colégio, o grupo norte-americano Bread and Puppets interpreta "No Mesmo Barco: A Paixão de Chico Mendes", que, além do próprio elenco de atores e marionetes gigantes, contará com 90 participantes brasileiros.
Com caráter ambientalista, "No Mesmo Barco..." revive o assassinato do líder seringueiro brasileiro. Além de mostrar os jogos de poder envolvidos no crime, serve de manifesto pela preservação da natureza.
Envolvendo multidões de intérpretes, os espetáculos de rua do Bead and Puppets nasceram há 32 anos, com o propósito de fazer arte ao alcance de todos.
Vivendo em comunidade numa fazenda de Vermont, o grupo é dirigido por Peter Schumann, que também é padeiro. Schumann não acompanha o elenco nesta temporada brasileira porque está ministrando um workshop na Bósnia.
Temas políticos e humanitários são a tônica dos Bread and Puppets. Um de seus últimos espetáculos, "Fly or Die", fala da indiferença do mundo perante os sofrimentos do povo na guerra da Bósnia.
"No Mesmo Barco... A Paixão de Chico Mendes" é uma criação de 1989 e, como todas as performances do Bread and Puppets, conta com música ao vivo.
A coreografia "Introdução ao Princípio das Coisas" é uma novidade que estreou há um mês em Portugal como um dos eventos que, neste ano, enfocam Lisboa como capital cultural da Europa.
Olga Roriz, 38, assumiu a direção do grupo em maio de 1993, depois de atuar durante 16 anos como bailarina e coreógrafa no Ballet Gulbenkian.
Hoje, na Europa, Olga se identifica com coreógrafas como Pina Bausch e Maguy Marin, que procuram criar repertórios e elencos de autor –ou seja, estilos muito pessoais, que exigem do grupo uma longa e profunda convivência.
"Os bailarinos precisam estar 200% envolvidos no projeto", diz Olga. Em "Introdução ao Princípio das Coisas" ela afirma que contou com a "contribuição física e intelectual" de cada um dos nove integrantes do elenco.
"Introdução.." é uma sucessão de cenas cujo único ponto comum é o anjo do filme "Asas do Desejo", de Win Wenders. Reunindo fragmentos da cultura contemporânea, a peça recria atmosferas de filmes como "Mahabharata", de Peter Brook, e "Caravaggio", de Derek Jarman.
Por vezes, o espectador também descobrirá personagens do livro "Jangada de Pedra" de José Saramago, ou textos e árias da produção musical e literária deste século.
"Recolhi preferências do imaginário de cada bailarino e construí a coreografia como uma série de momentos distintos, que se cruzam mas não se complementam", explica a coreógrafa.

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