São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palestinos festejam autonomia da primeira cidade na faixa de Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Palestinos dançaram ontem nas ruas de Deir al-Balah, na faixa de Gaza, primeira cidade dos territórios ocupados por Israel em 1967 a ter autonomia palestina.
Os 157 policiais palestinos que chegaram terça-feira tomaram ontem o controle da cidade, após a retirada das tropas israelenses durante a noite.
"Agora sinto paz e segurança", disse Jihad Abu Samhadaneh, um dos milhares de palestinos atraídos pela festa em Deir al-Balah, que tem cerca de 40 mil habitantes.
Segundo o comandante Nasser Youssef, 145 homens estavam vindo do Egito para Gaza e outros contingentes da polícia de 9.000 homens chegariam até o final da semana aos territórios ocupados.
"Não acredito que os palestinos vão atacar colonos judeus, porque nosso povo respeita seus compromissos", afirmou Youssef. Há 4.000 colonos na faixa de Gaza.
O acordo de paz assinado por Israel e pela OLP (Organização para a Libertação da Palestina) dá autonomia a quase um milhão de palestinos na faixa de Gaza e na região de Jericó (Cisjordânia).
Pelos termos do acordo, Israel ainda é responsável pela segurança dos colonos judeus nas duas áreas.
O ministro do Ambiente de Israel, Yossi Sarid, disse que Israel completaria sexta-feira a entrega da autoridade à OLP em Jericó e dia 18 na faixa de Gaza.
"Vemos isso como o maior teste da polícia palestina criada com o acordo", disse o primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin.
O acordo de paz foi aprovado no Parlamento israelense com 120 cadeiras por 52 votos a 0. A oposição se retirou, dizendo que o governo deveria fazer um referendo.

Texto Anterior: DIVISÃO VOLTA A AMEAÇAR O IÊMEN
Próximo Texto: Alemanha lidera corte de juros na Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.