São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida é golpe dentro do golpe

NEWTON CARLOS
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O que acontece no Haiti é o conhecido golpe dentro do golpe. Há (ou havia) um "vazio" resultante da deposição de Aristide.
Militares e políticos afins tratam de afinal preenchê-lo, por meio de farsa constitucional montada num Congreso sem representatividade popular, com a esperança de anular pressões internacionais em nova escalada.
O Haiti tem outro presidente e Aristide não é mais nada, é o recado de golpistas renitentes.
Sendo assim as pressões das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos (OEA), visando a reinstalar Aristide no poder, deixariam de ter amparo legal.
As pressões são apoiadas sobretudo pelos Estados Unidos e pela França, antiga metrópole.
Justificativas
Certamente a farsa não terá reconhecimento fora do Haiti, com exceção talvez da República Dominicana, que divide a antiga ilha de Hispaniola com os haitianos.
Os dominicanos furaram o bloqueio decretado pela ONU permitindo a passagem em seu território de petróleo destinado sobretudo aos quartéis e mansões de Porto Príncipe.
A entronização de presidente "provisório", preparativa de outra farsa, a da realização de "eleições" dentro de três meses, já vinha sendo anunciada há algum tempo.
Foi usada inclusive a justificativa de que Aristide "está por trás da luta armada" que se inicia no sul e norte do Haiti, produzindo repressão ainda mais violenta.
Justificativa tampouco aceita pelos que voltaram a dar apoio revigorado ao acordo de Staten Island, prevendo o retorno de Aristide ao poder, não cumprido pelos militares haitianos.
Os Estados Unidos, que patrocinaram a decretação de bloqueio total ao Haiti por parte do Conselho de Segurança da ONU, passaram a considerar até o emprego de tropas para forçar a implementação do acordo.
O golpe dentro do golpe é um tapa na cara tanto da ONU como da OEA e dos próprios EUA.

Texto Anterior: Golpistas fazem presidente no Haiti
Próximo Texto: Clinton acumula fracassos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.