São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frankfurt vira capital mundial do livro

DA REPORTAGEM LOCAL

Centro financeiro e principal porta de entrada da Alemanha, a cidade de Frankfurt se transforma de 5 a 10 de outubro no centro da literatura mundial, graças à realização da sua Feira Internacional do Livro, a principal do gênero.
Todos os anos um país é escolhido como tema, tendo à disposição um andar inteiro para divulgar sua cultura e seus autores. Na 46ª edição, que se realiza este ano, a escolha recaiu sobre o Brasil.
A exposição abordará alguns dos principais aspectos culturais brasileiros: a diversidade de expressões, a unidade como nação, a criatividade, a rapidez nas mudanças e o convívio de diferenças étnicas e sociais.
Pelos espaços culturais da cidade, estarão espalhadas outras 25 exposições, que tratarão do cinema à música, da filatelia a roupas carnavalescas do Brasil.
Entre os autores que confirmaram presença na feira está o romancista João Ubaldo Ribeiro, que estará lançando a versão alemã de quatro de seus livros. Ele já morou na Alemanha e foi colunista de um jornal de Frankfurt.
Nem só de feiras vive a cultura da cidade, porém. Às margens do Meno –rio que banha a Frankfurt e que sempre aparece como um aposto do nome da cidade, para diferenciá-la de homônima no lado leste do país– localiza-se uma das mais respeitáveis sequências de museus da Europa.
Os principais são o Stãldesches Kunstinstitut, que abriga uma excelente coleção de arte, a Stadisches Galerie e suas esculturas e o artesanato do Museum fr Kunsthandwerk.
Na cidade ficam também a casa onde viveu Goethe (leia texto na pág. 6-9), edifícios públicos e igrejas representativos de vários estilos arquitetônicos germânicos.
Seus hotéis são excelentes, porém praticam preços em geral pouco convidativos. Os interessados na feira devem desde já fazer reservas –a rede hoteleira costuma lotar com facilidade.
Por possuir o principal aeroporto internacinal da Alemanha, além de ser um centro ferroviário e rodoviário importante, Frankfurt é o ponto de partida quase obrigatório de qualquer visita ao país.

LEIA MAIS
Sobre Frankfurt nas págs. 6-8 a 6-10.

Texto Anterior: Como um gato ágil, Cingapura ganha briga com tigres asiáticos
Próximo Texto: Brasil esquenta os tamborins na Alemanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.