São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney anuncia que sai da prévia mas não da sucessão

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente e senador José Sarney (AP) retirou oficialmente ontem a sua candidatura à prévia do PMDB. Ele espera agora concorrer a presidente da República através de um micropartido.
"Me retiro da prévia, mas não me retiro do processo sucessório", afirmou Sarney. Ele depende agora da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a reabertura do prazo de filiação partidária.
Reaberto o prazo, Sarney poderia se filiar a um micropartido. Uma coligação com o PFL ou com um médio partido (PP ou PTB) garantiria um bom espaço no horário eleitoral gratuito.
Nos últimos três dias, Sarney foi procurado por dirigentes dos micropartidos e por lideranças do PFL, PTB e PP. A ala sarneyzista do PFL já pensa em adiar a convenção do partido à espera da definição de Sarney.
Estará em julgamento, no STF, na próxima quarta-feira, um recurso do PSC, com pedido de liminar, sobre a reabertura do prazo de filiação aos micropartidos. O prazo de filiação partidária encerrou em 9 de janeiro.
Na última quarta-feira, estes partidos ganharam no STF o direito de lançar candidatos a presidente da República.
Sarney desistiu da prévia denunciando a existência de um esquema de "aliciamento eleitoral".
"Verificamos nos Estados a interferência de pessoas estranhas a estes mesmos Estados. Isso significa aliciamento eleitoral", disse o senador, sem citar nomes.
Participam da prévia, amanhã, os ex-governadores Orestes Quércia (SP) e Roberto Requião (PR). O vencedor será o candidato do PMDB a presidente da República.
Resultado definido
Sarney afirmou que desistiu da disputa porque o resultado da prévia já era previamente conhecido: "Eu tenho a preferência de 42% da base do PMDB. Porém, no universo da prévia, há uma decisão prévia".
Sarney afirmou que ainda pensa em disputar a Convenção do PMDB.

Texto Anterior: 'Aliança mancha a história do PSDB
Próximo Texto: QUATRO SAÍDAS PARA SARNEY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.