São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco contesta supensão no pagamento de leasing

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O banco Vega entrou ontem com representação contra a Varig. Ele contesta a suspensão dos pagamentos de leasing (arrendamento) de 50 aviões da empresa iniciado em março.
O banco informou que estaria disposto a renegociar a dívida de US$ 1,9 milhão, desde que a Varig faça o primeiro depósito judicial relativo à ação.
Líderes sindicais dos trabalhadores em transporte aéreo pediram ontem ao ministro do Trabalho, Marcelo Pimentel, a suspensão das 2.600 demissões anunciadas na última senana pela Varig.
José Caetano Lavorato, diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, disse que o ministro do Trabalho agendou reunião na próxima terça-feira com o presidente da Varig, Rubel Thomas.
No dia seguinte, será a vez de os representantes sindicais pleitearem, junto aos ministérios da Indústria e Comércio e da Fazenda, a reabertura da câmara setorial do transporte aéreo.
Lavorato disse que a crise no setor não atinge apenas a Varig. A reabertura da câmara –que reúne governo, trabalhadores e empresários– permitiria formulação de política para o setor.
Os trabalhadores informaram ao ministro do Trabalho que dispõem de proposta para a reestruturação da empresa. A alternativa depende da participação dos empregados.
Lavorato disse que a empresa aérea teria planos de demitir 8 mil funcionários até 1996.
Além das demissões, a Varig divulgou que pretende fechar 30 escritórios no exterior, devolver nove aviões e cancelar a encomenda de 12.

Com agências internacionais

Texto Anterior: CVM aguarda dados sobre a contabilidade
Próximo Texto: Gasolina já está mais cara e urvizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.