São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Auditores ameaçam ampliar paralisação

DA FOLHA NORTE

Os funcionários da Receita Federal devem deflagar uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, quando terminaria a paralisação iniciada na última quarta-feira.
A avaliação é da diretora do Una-Sindifisco (União Nacional e sindicato dos auditores fiscais) Lourdes Gutierres, avaliando que mais de 90% da categoria aprovaria a continuidade da greve que tinha prazo de encerramento marcado para segunda-feira.
"O governo não negocia. Quando age é com a força", afirma Lourdes, referindo-se à intervenção do Exército na greve da Polícia Federal.
Segundo Lourdes, "a categoria se preocupa quando ao invés de negociar, o governo amplia o prazo para entrega do Imposto de Renda. Isso só adia o problema do contribuinte".
Ontem, ao anunciar o adiamento do prazo de entrega das declarações para o dia 31 de maio, o secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, disse que a greve dos funcionários da Receita foi "o que menos pesou na decisão".
Ontem não funcionou em São Paulo o serviço de esclarecimento de dúvidas pelo telefone 146, mas alguns auditores auxiliaram contribuintes que se dirigiam às delegacias da Receita.
Como já vinha sendo feito, os serviços de encaminhamento de processos ameaçados por decurso de prazo terão encaminhamento normal, segundo Lourdes, mesmo com a eventual ampliação da greve. "Isso não poderia parar, é questão de dignidade profissional", diz.
Os auditores e técnicos da Receita reivindicam perdas de 90,47% com Plano FHC e política salarial para o período do real.
Interior
Somente um dos 36 auditores fiscais da Receita Federal em São José do Rio Preto não aderiu à greve da categoria. Os demais continuaram parados.
Por causa da greve dos auditores fiscais, o serviço de esclarecimentos de dúvidas aos contribuintes estava funcionando precariamente ontem pelo telefone 146.
A delegada regional da Receita Federal de São José do Rio Preto, Albertina Silva Santos de Lima, 38, disse que até ontem 4.900 pessoas entregaram as declarações do Imposto de Renda (IR).

Texto Anterior: Cai número de novas empresas em 1994 no primeiro trimestre
Próximo Texto: Contribuinte deve ter pressa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.