São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britânicos localizam QG de Eisenhower

SÉRIO MALBERGIER
DE LONDRES

Historiadores britânicos afirmam ter descoberto a localização precisa do quartel-general do general americano Dwight Eisenhower durante as operações do Dia D, o desembarque das tropas aliadas na França ocupada pelos nazistas, que completa 50 anos em 6 de junho.
Após entrevistarem ex-combatentes e examinarem arquivos militares americanos, ampliando fotografias de satélite da época, a equipe liderada pelo historiador Winston Ramsey localizou a base do comandante das tropas aliadas num bosque perto da cidade de Portsmouth (sul da Inglaterra).
As fotografias permitiram também identificar todas as instalações do complexo de onde Eisenhower, de 2 a 12 de junho de 1944, comandou o desembarque aliado na Normandia (norte da França). O quartel-general tinha o codinome de Afiador.
Mais detalhes da descoberta serão publicados na revista "After the Battle", editada por Ramsey e especializada na 2ª Guerra Mundial (1939-45), numa edição especial na próxima semana.
(SM)

Texto Anterior: Trabalhistas apressam a escolha de seu novo líder para evitar crise
Próximo Texto: Inflação nos EUA é de 0,1%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.