São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador da 'crise de identidade' morre nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Criador da `crise de identidade' morre nos EUA
O psicanalista Erik Erikson, criador do conceito de"crise de identidade", morreu aos 91 anteontem à noite em Harwick, Massachusetts, Costa Leste dos EUA.
Amigo e discípulo de Sigmund Freud, Erikson formulou a teoria do desenvolvimento emocional do ser humano, segundo a qual cada estágio da vida está associado a lutas psicológicas que ajudam a moldar a personalidade.
Na sua teoria, a dinâmica da sociedade em que o indivíduo vive também é considerada influência determinante para a maneira como as mudanças emocionais da pessoa são resolvidas.
Erikson nasceu em Frankfurt, Alemanha. Foi professor numa escola em Viena, Áustria, dirigida por Anna Freud, filha de Sigmund.
Refugiou-se do nazismo nos EUA em 1933. Ensinou em várias universidades dos EUA até estabelecer-se na de Harvard, uma das melhores do país, em 1960.
O auge da fama de Erikson se deu nas décadas de 60 e 70, quando suas teorias foram usadas para ajudar a entender as mudanças sociais, em especial da juventude.
Ele ajudou a consolidar o gênero literário da psicobiografia. A que escreveu sobre Gandhi lhe valeu o Pulitzer de 70.
(CELS)

Texto Anterior: Inflação nos EUA é de 0,1%
Próximo Texto: Ocidente e Rússia propõem dividir a Bósnia com 49% para os sérvios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.