São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radicais protestam em Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Na faixa de Gaza, onde a transferência de poder aos palestinos só será completada na quarta-feira que vem, tropas israelenses feriram a bala dois palestinos que jogavam pedras neles.
O conflito ocorreu durante a maior manifestação de força até hoje do grupo radical islâmico Hamas.
Cerca de 20 mil palestinos participaram da passeata, pela cidade de Gaza.
O Hamas deu boas-vindas à polícia palestina, mas condena o acordo de paz entre Israel e a OLP, que permitiu sua chegada.
O grupo islâmico é o maior desafio à autoridade da OLP. Se fizer ataques ao Estado judaico a partir das regiões autônomas, pode provocar reação israelense.
Também houve conflitos ontem na Cisjordânia, fora da região em volta de Jericó. Soldados israelenses feriram a bala sete palestinos e um palestino feriu a facada um colono israelense.
Israel terminou ontem a retirada de seus soldados do sul da faixa de Gaza. Os policiais palestinos que tomarão controle da região vêm do vizinho Egito.
A faixa de Gaza era ocupada pelo Egito e a Cisjordânia era ocupada pela Jordânia. Os dois territórios foram conquistados por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, contra os países árabes vizinhos.

Texto Anterior: OLP assume o poder em Jericó
Próximo Texto: Cadeira que faz engravidar atrai mulheres para empório israelense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.