São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerra civil ameaça os gorilas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os famosos gorilas das montanhas de Ruanda estão ameaçados pelo conflito, mas até agora não foram atingidos em seus santuários pela guerra étnica que devasta o país há um mês.
"Nenhum dos combates recentes aconteceu na floresta onde os gorilas vivem", disse comunicado do Programa Internacional de Conservação dos Gorilas (PICG).
Mas os gorilas do Parque dos Vulcões, uma cadeia de montanhas vulcânicas, estão agora à mercê de armadilhas de caçadores ilegais e doenças que eles podem pegar de humanos que se refugiam no parque.
Segundo o PICG, os gorilas podem ser feridos em armadilhas armadas para pegar antílopes, cuja carne é visada pelos refugiados.
Além disso, os veterinários ocidentais tiveram que abandonar o parque por causa do conflito étnico, iniciado em 6 de abril, após o assassinato do presidente Juvenal Habyarimana.
Desde então, os animais não recebem cuidados médicos. Os gorilas são muito sensíveis a doenças transmitidas por seres humanos.
Há apenas 651 gorilas vivos no mundo, 321 dos quais vivem nas montanhas Virunga, 80 km ao norte da capital de Ruanda, Kigali, e na fronteira com o Zaire.
Os outros 330 vivem nas densas florestas de Uganda. No início do mês, as visitas de turistas ao parque ugandense foram suspensas, por causa do temor de que a guerra de Ruanda atravesse a fronteira.
Os gorilas ruandeses ficaram famosos por causa do filme "Nas Montanha dos Gorilas" ("Gorillas in the Mist", EUA, 1988), estrelado por Sigourney Weaver.
Ele mostra a vida da conservacionista Diane Fossey, que foi assassinada em sua estação de trabalho em 1985, pouco antes de uma entrevista com os produtores do filme.

Texto Anterior: Massacre mata 88 estudantes em Ruanda
Próximo Texto: Marcha de apoio a Priebke é suspensa; Colômbia apreende cocaína em barco; Ex-mulher de acusador de Clinton morre;Alemães profanam cemitério judaico; Estudante recebe resposta de Gacy; Fotógrafo processa Michael Jackson; Governo russo vai investigar Rutskoi; Capitão do Valdez nega ser alcoólatra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.