São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hartley prossegue subversão

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Depois da deliciosa abertura com a comédia "Eat Drink Man Woman" de Ang Lee, a Quinzena dos Realizadores manteve-se no centro das atenções no fim-de-semana com "Amateur".
Com seu quarto longa-metragem, o diretor de "Confiança" não decepcionou e apresentou o melhor momento até aqui de Cannes-94.
"Amateur", segundo Hartley, "é um filme sobre a reputação".
Identidades
Sob a forma de um thriller paródico, Hartley discute a questão da identidade. Os três personagens centrais rompem com o passado e iniciam nova vida, voluntariamente ou não.
Isabelle Huppert ("Madame Bovary"), a grande atriz francesa que se ofereceu para trabalhar com Hartley.
Ela interpreta a ex-freira Isabelle, que abraçou a religião para driblar uma pretensa ninfomania e 15 anos depois abandonou o hábito, tornando-se escritora de contos pornográficos.
Michael Donovan ("Confiança") abre o filme estirado na calçada, com vidro ao redor, uma nuca ferida e completamente amnésico.
Elina Lowensohn ("Simples Desejo") vai nos revelar o passado dele: casado com ela, a explorou como atriz de filmes pornôs e os ligou a uma máfia internacional. Cansada, foi ela que o atirou janela abaixo.
O acaso os reúne, inicialmente aos pares. Hartley desenvolve a narrativa em cima das convenções do thriller clássico, com informações secretas, capangas cruéis, tiros e perseguições.
Hartley subverte cada situação a partir de seus diálogos obsessivos ou de piadas à Godard.
Unidade
O todo resulta muito mais coeso do que "Simples Desejo". O trio central está soberbo, com Huppert integrando-se com exemplar modéstia à trupe Hartley.
A saga dos desgarrados hartleyanos conhece aqui seu melhor capítulo desde "Confiança".
"Amateur" trata da violabilidade dos laços e compromissos que esculpem uma vida, do amadorismo perene de todas as escolhas. Em suma, é uma bela fábula sobre a disponibilidade.

Texto Anterior: Atom Egoyan confirma que é talento em ascensão
Próximo Texto: Escritora era má e maravilhosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.