São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor antecipa compra de insumos

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os produtores rurais estão antecipando, para os primeiros meses do ano, a compra de insumos agrícolas. Normalmente, as vendas se concentram no segundo semestre, próximo ao plantio.
Os números dos fabricantes apontam esta tendência. Na Adubos Trevo, a histórica proporção de vender 30% da produção no primeiro semestre está mudando.
"Estamos chegando a 40% das vendas no primeiro semestre e, este ano, o movimento está 30% maior do que em 93", diz Renato Russowsky, gerente da Trevo.
As vendas de máquinas agrícolas cresceram 83,9% de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período de 1993.
"Além do aumento do consumo, há indícios de que o produtor antecipou as compras, aproveitando a disponibilidade de financiamento", diz Pérsio Pastre, da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Uma das causas da antecipação das compras é que o agricultor está mais capitalizado, com a melhora dos preços agrícolas.
Outro fator é que, como o movimento nas revendas é menor no primeiro semestre, é possível negociar melhores preços.
"O agricultor aprendeu a comprar, aproveitando a sazonalidade do mercado", diz Nestor Stapassoli, diretor de vendas da Maxion (indústria de máquinas).
Com dinheiro no bolso, o produtor pensa ainda em antecipar as compras de insumos para diminuir sua dependência com os bancos no custeio da produção.
"Ninguém esqueceu que no Plano Collor a correção das dívidas dos agricultores com os bancos foi de 74,6%, enquanto o reajuste dos preços foi 41,28%", diz Nelson Costa, da Organização das Cooperativas do Paraná.
Roberto Frazet, 52, gerente da Manah, diz que o agricultor está propenso a investir em produtividade e por isto está adquirindo, agora, adubos e máquinas.
"O produtor percebeu que a relação de troca entre grãos e insumos está mais favorável agora", diz Frazet.

Texto Anterior: Chuvas recuperam reserva hídrica do solo paulista
Próximo Texto: Adubo sai mais barato em março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.