São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adubo sai mais barato em março

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Cotrirosa (Cooperativa Tritícola de Santa Rosa/RS) adquiriu, em março, adubo para o plantio de trigo que começa em 15 dias.
"Compramos antecipadamente para conseguir um preço melhor e porque apostamos numa pré-disposição do agricultor em plantar", diz Francisco De Gaspari, gerente comercial da cooperativa.
Segundo ele, pela compra, a cooperativa vai pagar, no final do mês, US$ 157 por tonelada de adubo. Hoje, a tonelada do produto custa US$ 188.
"Nunca houve tamanha antecipação de compra", diz José Amauri Dimarzio, 49, presidente da Abrasem (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes).
Dimarzio estima que os pedidos de sementes estão adiantados em até dois meses. Em 93, as encomendas de janeiro a 10 de maio totalizavam 5.000 toneladas de sementes. Este ano, a estimativa é de 30 mil toneladas no período.
Cristiano Simon, 52, presidente-executivo da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), diz que as vendas antecipadas são uma pequena parcela do aumento de consumo registrado no período.
"O mercado exigiu investimento em agrotóxicos também pelo aumento de área plantada."
Na Manah (fertilizantes), as vendas de janeiro a abril deste ano foram 18% maiores do que as registradas em 93. "Além da antecipação, houve aumento de consumo", diz Roberto Frazet.

Texto Anterior: Produtor antecipa compra de insumos
Próximo Texto: Empresa gaúcha espera crescimento do mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.