São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluguel será convertido para URV este mês

DA REPORTAGEM LOCAL

Aluguel será convertido para URV em maio
Os aluguéis residenciais devem ter um deflator de cerca de 30% na hora de conversão em URV.
A conversão dos contratos de locação ainda não urvizados deve ser retroativa a 1º de maio -valor que será pago pelos inquilinos no começo de junho.
Essa foi a proposta de consenso entre governo e representantes de inquilinos e proprietários, que estiveram reunidos ontem no Ministério da Fazenda, em São Paulo.
A base para a conversão seria o valor do aluguel após o último reajuste aplicado.
O deflator deve existir porque o valor da URV a ser utilizada para a conversão será a do último dia do mês do reajuste.
Consideremos como exemplo um contrato em cruzeiros reais que teve reajuste em janeiro cujo aluguel foi para CR$ 100 mil. Esse valor em cruzeiros reais seria dividido pelo valor da URV do dia 31 de janeiro. O resultado será correspondente ao número de URVs que passará a ser paga por essa locação.
A partir daí, esse contrato, assim como os demais, passará a ter reajuste anual. Por essa regra, todos os contratos ainda não urvizados só terão novo reajuste em maio de 95 de acordo com o indexador contratado.
O assessor especial para preços do Ministério da Fazenda, José Milton Dallari, disse ontem, em São Paulo, que espera resposta final dos inquilinos e proprietários para, até o final dessa semana, fechar uma proposta de medida provisória.
José Roberto Graiche, presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios), a contraproposta do governo é melhor do que o proposto inicialmente: conversão pela média dos últimos seis meses.
"Ainda assim, não é a solução ideal. Isso porque a regra quebra os contratos em vigor, que propõem reajuste semestral e não anual, como estabelece a regra proposta", diz Graiche.
Segundo ele, isso pode ocasionar ações na justiça por parte dos proprietários. Graiche afirma ainda que os donos de imóveis perdem a inflação equivalente a um mês pela conversão proposta.

Texto Anterior: `Black' vira alternativa ao FAF, mas tem armadilhas
Próximo Texto: Preços de passagens mudam a cada três dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.