São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT tenta apoio de dissidentes do PMDB

DA SUCURSAL DO RIO

O PDT entrou na disputa pelos integrantes do PMDB que não aceitam a candidatura à Presidência do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia.
Ontem, o líder do PDT na Câmara, Luiz Salomão (RJ), e o deputado Vivaldo Barbosa (RJ) reuniram-se com lideranças do PMDB para discutir uma eventual aliança em torno da candidatura de Leonel Brizola (PDT) à Presidência.
Anteontem, a cúpula do PT, reunida em São Paulo, decidira também buscar o apoio de peemedebistas descontentes com a vitória de Quércia nas prévias do partido.
No PDT, há a esperança de que a divisão no PMDB constatada nas prévias leve Quércia a desistir da eleição presidencial. As prévias registraram uma abstenção de 52% dos habilitados a votar.
Esta eventual desistência de Quércia abriria espaço para um acordo com o PDT em torno da candidatura Brizola.
Na noite de anteontem, em reunião com os deputados federais do PDT fluminense, Brizola praticamente definiu que o senador Darcy Ribeiro (RJ) será o candidato a vice em sua chapa.
A Folha apurou que Brizola citou três razões para a escolha de Darcy: o fato de ele ser mineiro (Brizola teve apenas 4,99% dos votos em Minas nas eleições de 89), ter um nome nacional (foi ministro da Educação e chefe da Casa Civil) e de representar o compromisso do PDT com a educação (ele foi o coordenador do programa dos Cieps, escolas de tempo integral).
A escolha de Ribeiro poderá ser anunciada hoje, em reunião de Brizola com os presidentes de todos os diretórios regionais do PDT. A reunião será no Othon Palace Hotel, em Copacabana.

Texto Anterior: Partido negocia 12 metas
Próximo Texto: Pedetista pode ser processado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.