São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só dois são marcadores fixos

MATINAS SUZUKI JR.
DO EDITOR-EXECUTIVO

O ponto mais fraco do time do Barcelona é a defesa. O técnico Cruyff escala apenas dois jogadores com funções claras de marcação: Ferrer (2) e Nadal (5).
Albert Ferrer Llopis (1,70m, 23 anos), é menos técnico, mas bastante esforçado e, sempre que tem cobertura, gosta de subir ao ataque. Entre os dois, fica Koeman.
O líbero holandês do Barcelona é uma das figuras chaves do time e, hoje, a sua calma e experiência deverão ser fundamentais. Koeman tem 1,81m e completou 31 anos.
Como um líbero moderno, ele não tem só funções defensivas. Ele orienta o posicionamento da defesa e coordena as saídas com a bola dominada do time.
Koeman (joga com a 4) raramente erra um passe, seja curto ou longo. Ele também é o responsável pela concentração do time: está o tempo todo atento ao jogo.
A ausência de Franco Baresi pelo Milan, no jogo de hoje, corta a possibilidade do tira-teima entre aqueles que são considerados os dois melhores líberos do mundo.
Cruyff não costuma repetir um esquema de jogo. Mas, em circunstâncias normais, ele colocaria hoje à frente deste trio, um trio de meio-campistas polivalentes.
Pela direita, com a camisa 7, Ivan (Ivan Iglesias Corteguera, 1,76m, 22 anos) e no meio, com a camisa 3, Guardiola (Josep Sala Guardiola, 1,80m, 23 anos.
Pela esquerda, Sergi (Barjuan Esclusa Sergi, 1,74m, 22 anos, talvez com a camisa 11).
Também pelo lado esquerdo, um pouco mais à frente, Amor (talvez com a 9, Guillermo Amor Martínez, 1,74m, 26 anos).
Importante: este meio de campo gira o tempo todo. O sistema de hoje, sem o Laudrup no ataque, seria uma espécie de 3-3-2-2.
(MSJr.)

Texto Anterior: Jornal conferiu o poder ofensivo dos dois
Próximo Texto: Irmãos Laudrup vão ficar de fora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.