São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha debate hoje assembléia exclusiva

DA REPORTAGEM LOCAL

A viabilidade jurídica de uma assembléia revisora exclusiva é o principal tema do debate "A revisão exclusiva, sob o ponto de vista jurídico", que a Folha promove hoje às 19h30.
O debate contará com a presença dos professores titulares da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) Dalmo de Abreu Dallari, Tércio Sampaio Ferraz Júnior e Fábio Konder Comparato e do professor titular da Faculdade de Direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Celso Antônio Bandeira de Mello.
O mediador será o advogado e articulista da Folha Walter Ceneviva. "Há uma série de aspectos a serem discutidos em relação à assembléia revisora exclusiva", diz Ceneviva.
Um deles é sua possibilidade jurídica. Outro, o período em que a assembléia deveria ser convocada -se neste ano ou após a eleição do próximo presidente.
Em editorial publicado em 28 de abril, a Folha defendeu a eleição de uma assembléia revisora exclusiva ainda este ano.
Ineficaz
Na opinião de Ceneviva, a revisão da Constituição pelo Congresso se mostrou "ineficaz".
Os que consideram a revisão exclusiva inviável juridicamente argumentam que sua convocação não é prevista pela Constituição.
O argumento favorável é o de que ela não é proibida e seria um aperfeiçoamento do processo de revisão previsto pela Constituição.
A Constituição diz que a revisão será realizada após cinco anos, a contar de sua promulgação, "pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional".
Abrangência
Segundo Ceneviva, outro aspecto a ser discutido é a abrangência da revisão exclusiva. "Ela poderá modificar toda a Carta, inclusive os pontos que a Constituição considera intocáveis, ou será restrita a alguns temas?", pergunta.
O debate será realizado no auditório da Folha, na alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos.
O evento é aberto ao público. Os convites (dois por pessoa) estarão disponíveis na portaria da Folha a partir das 9h de hoje.

Texto Anterior: De olho nos jornalistas
Próximo Texto: "Compareço com a humildade de quem pede e espera um julgamento justo e com altivez de quem confia em uma casa altiva"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.