São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei incentiva `carona' nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Lei do Ar Limpo, programada para entrar em vigor a partir de 1996, vai incentivar o transporte solidário nos Estados Unidos.
Ela determina que todas as empresas com mais de 200 funcionários promovam medidas para fazer os empregados deixarem de ir trabalhar de carro a sós.
Prêmios
O governo sugere que os empregadores ofereçam prêmios em dinheiro aos que optarem pelo transporte solidário, usem equivalentes do vale-transporte brasileiro, garantam transporte gratuito para casa a quem fizer hora extra, cobrem uma taxa de estacionamento de quem for sozinho de automóvel para o local de trabalho.
A medida já está em vigor no Estado da Califórnia, que resolveu antecipar o cronograma do governo federal norte-americano.
Reclamações
A reação dos empresários tem sido ruim: reclamam que a lei aumenta a burocracia e argumentam que ela é inútil porque vários estudos afirmam que o transporte solidário tem impacto pequeno sobre a poluição do ar. A lei relaciona dez regiões metropolitanas que devem começar a obdecê-la no ano de 96.
A implementação será feita pelos governos estaduais. Quatro das dez regiões ficam na Califórnia (Los Angeles, Mojave, San Diego e Ventura). As outras são: Baltimore (Maryland), Chicago (Illinois), Houston (Texas), Milwaukee (Wisconsin), Nova York e Filadélfia (Pensilvânia).

Texto Anterior: Ônibus vai a CR$ 870 na próxima quarta
Próximo Texto: Reunião pode definir o fim da greve na USP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.