São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo permite ligação telefônica por TV a cabo

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Um negócio inédito nos EUA vai permitir que 200 mil consumidores da cidade de Rochester (450 km de Nova York) possam fazer ligações telefônicas através das redes de TVs a cabo.
A Rochester Telephone Co. fechou acordo com a Time Warner, segunda maior operadora de TV a cabo nos EUA, que permite o uso dos cabos para receber e transmitir ligações simultaneamente ao recebimento da programação da TV.
A aprovação veio oito meses depois de discussões com o governo.
A operação abre o primeiro precedente para colocar os EUA na "superestrada da informação" –projeto do governo americano para reunir telefonia, TVs a cabo e computadores na TV.
Se o cliente da Time Warner estiver ligando para uma pessoa conectada ao serviço da Rochester Telephone Co., a ligação passará por um conversor que fará a transferência da ligação.
A Rochester Telephone detinha o monopólio da telefonia em Rochester. Abrindo o serviço, ficou livre de uma série de restrições, como o controle de tarifas.
As duas empresas agora vão competir do mesmo modo que a AT&T, a Sprint e a MCI competem no mercado de ligações de longa distância nos EUA.
Os planos da Time Warner incluem acelerar a troca das redes de cabo em Rochester por malhas de fibra óptica. A tecnologia permitirá que o usuário fale ao telefone e veja a imagem (ao vivo) de seu interlocutor do outro lado da linha.

Texto Anterior: Folha promove debate sobre "globalização"
Próximo Texto: Parmalat é acusada de dumping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.