São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha promove debate sobre "globalização"

DA REDAÇÃO

"Global sourcing", "gestão de PD", promoção de exportações e problemas de gestão "inter-culturais" são alguns dos tópicos que atualmente predominam na agenda dos administradores de empresas voltadas à globalização.
São também os temas de pesquisa de Masaaki Kotabe, professor de marketing e negócios internacionais da Universidade de Austin, Texas (EUA).
A convite da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Kotabe participa amanhã do debate "Marketing entre culturas –lições da globalização japonesa", que acontecerá a partir das 19h30 no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9. andar).
Participarão do encontro, além de Kotabe, Antonio Carlos Manfredini da Cunha Oliveira, da Escola de Administração de Empresas da FGV, Mario Sato, diretor da Sociedade Brasileira de Estudos sobre Japão e Pacífico e Nicolau Haxkar, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
O debate, com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, será coordenado pelo economista Gilson Schwartz, da equipe de articulistas da Folha e presidente da Sociedade Brasileira de Estudos sobre Japão e Pacífico. Os interessados em participar devem retirar convites na portaria da Folha a partir das 9h de amanhã.
Um dos tópicos a ser discutido no encontro é a exigência de especialização na área de marketing numa época de globalização. Kotabe defende um ponto de vista análogo para os profissionais de marketing.
Na opinião de Kotabe, inspirada nas mudanças promovidas pelas empresas japonesas, o mercadólogo deve ser um generalista, alguém capaz de estar atento às mudanças nos mercados.

Texto Anterior: EUA querem regras no mercado futuro
Próximo Texto: Acordo permite ligação telefônica por TV a cabo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.