São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa dos Campeões vira supercampeonato

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

A Copa da Europa de Clubes Campeões deixa de ser copa e vira um campeonato de 16 times já a partir da próxima temporada.
Copa é um tipo de torneio com confrontos diretos eliminatórios. Já campeonato envolve jogos de todos contra todos ou, ao menos, quase todos contra quase todos.
O novo sistema ficou assim: dos 48 campeões nacionais, apenas os 23 de melhor coeficiente se classificam para a Copa dos Campeões.
Os restantes 25 disputarão a Copa da Uefa, a terceira em importância, superada também pela Recopa, a copa entre os vencedores das copas de cada país.
Os 16 restantes disputam uma eliminatória simples, em ida e volta. Os oito vencedores passam às oitavas-de-final.
Os times são divididos em quatro grupos de quatro equipes, em que jogam todos contra todos.
Os dois primeiros colocados de cada grupo passam às quartas-de- final. Nessa fase e na semifinal, o sistema é de eliminação direta, com um jogo em casa e outro fora.
Sobram então os dois finalistas, que disputam o título em um único jogo, em campo neutro.
O coeficiente para determinar quem vai direto às oitavas-de-final surge dos resultados que cada clube obteve em competições européias nos cinco anos anteriores.
Para 94/95, estão definidos sete dos oito campeões com classificação para as oitavas já assegurada.
São Milan (Itália), Ajax (Holanda), Manchester United (Inglaterra), Bayern (Alemanha), Barcelona (Espanha), Spartak (Rússia) e PSG (França). O Benfica, se for campeão de Portugal, também vai direto.
(CR)

Texto Anterior: Defesa do Milan anula adversário
Próximo Texto: Palmeiras empata com o Ceará; Benfica vai tentar contratar Rincón
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.