São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994 |
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Da Redação
INÁCIO ARAUJO
Pior: filmava na Espanha, com um bando de atores europeus se fazendo passar por mexicanos e um caubói obscuro, embora americano (Clint Eastwood). Nada mais natural, porém. Leone vinha de uma tradição de filme popular (o "peplum", produção baseada na antiguidade greco-romana), em que o mito, a história e a imaginação também se encontravam. Parêntese: não seria demais esperar que alguma distribuidora esperta trouxesse para o Brasil estes primeiros filmes de Leone, ou os de Vittorio Cottafavi. No mais, o faroeste –pelo que representa para a América, para o cinema e para a indústria– é o sonho de todo cinéfilo. Mesmo quem não tenha posto os pés nos EUA tende a um amor natural pelo gênero. A operação que "Por um Punhado de Dólares" inaugura é, portanto, singela e complexa. Em um primeiro nível, trata-se de uma imitação pura e simples do faroeste americano. Em um segundo nível, mais complexo, existe a impossibilidade dessa imitação. É a partir daí que as coisas se tornam interessantes. Vejamos o enredo: Clint é um forasteiro que chega a uma cidade de fronteira dominada por duas famílias sanguinárias. Ficar com uma ou com outra é impossível. Clint está no meio de ambas. E convém que seja arisco o bastante para não virar alvo privilegiado. Mas essa cidade é uma abstração. Ali não parece haver vida real. Não existem comerciantes, fazendeiros. Nada. Tudo é uma formidável fantasmagoria. O lugar exato e perfeito para exercitar um sonho e tornar real as fantasias de cinéfilo. Poucos pistoleiros no mundo atiraram tão bem quanto Clint neste filme (todos vieram depois dele). É capaz de abater meia dúzia de vilões num piscar de olhos, antes que eles pensem em sacar suas armas. A velocidade do pistoleiro não tem nada de real. É uma arbitrariedade a que apenas os sonhos e os sonhadores se permitem. É verdade que Sergio Leone faria melhor, a seguir (não tão melhor assim, em todo caso). Isso não diminui em nada o prazer desta revisão: "Por um Punhado de Dólares" é o luxo da mais pura, mais livre e mais talentosa imaginação. (Inácio Araújo) Filme: Por um Punhado de Dólares Direção: Sergio Leone Elenco: Clint Eastwood, Gian Maria Volonté, Marianne Koch Distribuição: Reserva Especial Texto Anterior: "Western" traz a tragédia ao século 20 Próximo Texto: Ford veste a farda em "Fort Apache" Índice |
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