São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Golden Gate é o grande símbolo da cidade

ANTENOR BRAIDO
DO ENVIADO ESPECIAL À CALIFÓRNIA

A Golden Gate é o principal cartão-postal de San Francisco, o grande símbolo da cidade escolhido pelos seus próprios moradores e uma das pontes mais bonitas e fotografadas do mundo.
Com três quilômetros de extensão e seis pistas, ela liga a cidade à parte norte da península. Inaugurada em 1937 –comemora este ano o seu 57º aniversário–, já sobreviveu a vários terremotos. Cerca de 50 milhões de veículos a atravessam todos os anos.
Os estacionamentos próximos vivem lotados de turistas, com câmeras nas mãos e rostos admirados, sempre procurando o melhor ângulo.
Pela manhã, quando fica parcialmente encoberta pela neblina, lembra mais uma pintura que uma obra de engenharia.
Seus cabos de amarração localizados a 230 metros acima do nível da água, parecem tenros fios. São, na verdade, tubos com quase um metro de diâmetro.
Mas para sentir a imensidão da estrutura e paisagem que a Golden Gate oferece é melhor caminhar por ela. Pode-se atravessá-la de carro. No retorno, você pagará US$ 3 (CR$ 4.500,00).
Mas é a pé (e sem pagar nada) que se pode ter uma visão fantástica da ponte. Há uma faixa apropriada para pedestres. Não se intimide com o frio e nem com a vibração da ponte.
Abaixo você poderá ver transatlânticos cruzando a baía, do seu lado direito a ilha de Alcatraz e a cidade de San Francisco e acima as enormes torres vermelhas.

Texto Anterior: Parque Golden Gate terá passeios especiais
Próximo Texto: Turismo bate o futebol em San Francisco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.