São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo bate o futebol em San Francisco

ANTENOR BRAIDO
DO ENVIADO ESPECIAL À CALIFÓRNIA

Dizem os chineses que "Paris é a San Francisco da Europa". E é só passear um pouco pelas ruas para perceber que a comparação reflete a realidade.
Com uma vantagem: quase todos os países do mundo estão presentes em San Francisco.
Hispânicos, chineses, japoneses, italianos, russos etc. vivem em perfeita harmonia.
Entre um jogo e outro do Brasil, dá para se divertir muito. E não é difícil se empolgar pela cidade.
Com cerca de 750 mil habitantes e distante 600 km de Los Angeles (a mesma distância entre São Paulo e Belo Horizonte), a cidade tem 120 km2 e se localiza na ponta de uma península entre a baía de San Francisco e o Pacífico.
O centro é compacto, com edifícios comerciais, bancos e hotéis de luxo. As outras regiões cresceram sobre mais de 43 colinas, algumas delas cenários de filmes famosos.
San Francisco tem uma arquitetura que mistura linhas arrojadas no centro com o estilo vitoriano da segunda metade do século 19. Há 14 mil casas dessa época espalhadas pela cidade.
A temperatura média está em torno dos 14oC durante o ano e o vento gelado sopra do mar com regularidade.
Embora no verão os termômetros subam para 21oC, é bom levar roupas de inverno. No verão, há o "fog" (nevoeiro) que cobre parcialmente colinas e pontes.
Nem só de cartões-postais vivem a cidade. San Francisco corre constantemente o risco de terremotos por estar localizada na região da falha de San Andreas (uma junção de duas placas tectônicas abaixo da área central da Califórnia).
O último ocorreu em 1989 com intensidade de 6,9 pontos na escala Richter. Morreram 273 pessoas e 1.500 ficaram feridas.
O abalo destruiu parte do elevado Nimitz, próximo à ponte Bay Bridge, que liga San Francisco a Oakland. O prejuízo foi estimado em US$ 1,5 bilhão. Mas tudo foi refeito.

Texto Anterior: Golden Gate é o grande símbolo da cidade
Próximo Texto: Sem tradição, EUA farão Mundial menos alegre que os anteriores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.