São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História da Boeing começou em 1916

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Na sede de Everett, que dista 50 quilômetros ao norte de Seattle e onde cabem 50 campos de futebol, a preocupação da Boeing é com o novo bijato 777.
Mas a líder no setor de grandes jatos comerciais –segmento em que também atuam as gigantes norte-americana McDonnell Douglas e européia Airbus– ainda fabricará por um bom tempo os modelos "Jumbo" 747/400 (quadrijato), o 767/300 (primeiro bijato utilizado em vôos intercontinentais) e o também bijato 737.
A Boeing decolou para o sucesso 1916. Foi então que William E. Boeing e seu amigo Conrad Westervelt construíram dois aviões que batizaram de"B&Ws".
Com esses modelos, que desenvolviam 75 milhas/hora (cerca de 120 km/h), a companhia abriria seu caminho e, em 1917, forneceria 50 aviões para a Marinha no início da Primeira Guerra.
Para que se tenha uma idéia do pioneirismo da Boeing, a história da aviação registra que os irmãos norte–americanos Wilbur e Orville Wright pilotaram um aeroplano em 1903.
Registra também que, em Paris, o engenheiro brasileiro Alberto Santos Dumont decolou com o modelo 14 Bis em 1905, apenas onze anos antes dos primeiros "B&Ws".
Nesses quase 80 anos a Boeing ajudou a escrever a história dos Estados Unidos levando o correio de San Francisco para Chicago, carregando passageiros e construindo muitos dos bombardeios que atuaram na Segunda Grande Guerra.
Hoje os aviões da Boeing voam em todos os continentes e com as cores de empresas aéreas de 120 países.
Só em Everrett, onde trabalham cerca de 104 mil dos 160 mil empregados da empresa, 3.400 pessoas dedicam-se com exclusividade ao desenvolvimento do novo 777, que será entregue a partir de maio de 1995.
O modelo, que deverá ser o maior e mais espaçoso bijato em operação no mundo, começou a ser desenvolvido em 1990.
Deverá se transformar no avião mais utilizado no início do próximio século, e, no mercado de grandes jatos, ocupar o nicho de mercado que há entre o "Jumbo" 747/400 e o 767/300.

Texto Anterior: Transbrasil compra novo 777
Próximo Texto: Parque da Lagoa do Peixe tem 40 mil aves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.