São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porto Alegre respira poesia de Quintana

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Desde o último dia 5 o ar de Porto Alegre está impregnado de um "suave mistério amoroso". Nessa data morreu Mario Quintana, o poeta da capital gaúcha.
Em sua poesia "O Mapa", em homenagem à cidade onde viveu quase todos os seus 87 anos, Quintana avisou:
"...Quando eu for, um dia desses,/ Poeira ou folha levada/ No vento da madrugada,/ Serei um pouco do nada/ Invisível, delicioso/ Que faz com que o teu ar/ Pareça mais um olhar,/ Suave mistério amoroso,/ Cidade do meu andar/ (Deste já tão longo andar!)/ E talvez de meu repouso..."
Uma visita à Casa de Cultura que leva o nome do poeta, na rua dos Andradas (a chamada rua da Praia), no coração da cidade, é um bom começo de passeio em Porto Alegre.
Com espaços para diversas atividades artísticas, o prédio, da década de 30, sediou o hotel Majestic, onde Quintana morou.
Também no centro, vale a pena conhecer a praça onde ficam o Palácio Piratini, sede do governo estadual, o Theatro São Pedro e a Catedral Metropolitana.
O prédio do São Pedro, erguido em 1858, foi restaurado em 1984, passando a ser o melhor teatro do país, segundo muitos artistas.
A catedral, uma construção de estilo renascentista iniciada na década de 20, só foi dada por acabada em 86.
No circuito de prédios situados no centro, ainda merecem atenção a igreja de Nossa Senhora das Dores, a usina do Gasômetro (outro centro cultural da cidade) e o Mercado Público.
O rio Guaíba pode ser visto com o famoso pôr-do-sol porto-alegrense nos finais de tarde.
Às 15h, de terça a sexta-feira (e aos domingos também de manhã), sai do portão central do porto o barco Cisne Branco, que passeia pelo rio. Adulto paga 3 URVs (CR$ 4.760,00).
Quem preferir terra firme e verde, pode passear pelos parques Farroupilha (conhecido por Redenção), Marinha do Brasil e Moinhos de Vento, todos de fácil acesso.
Mais afastado da zona central fica o Jardim Botânico, na rua Salvador França, 1.427.
A antítese desse tipo de passeio, mas nem por isso menos agradável, é uma visita aos shoppings da cidade, modernos e bonitos.
O Praia de Belas, o Iguatemi e o Rua da Praia têm cinemas quase sempre exibindo lançamentos. Recentemente, foi inaugurado na zona norte da cidade o Lindóia Shopping Center.
Fundada por açorianos enviados por Portugal há mais de 220 anos, Porto Alegre, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, é relativamente tranquila. Isso não livra o visitante, porém, de ter os mesmos cuidados com a segurança dispensados nos grandes centros urbanos.

Texto Anterior: Infra-estrutura turística é nula no parque
Próximo Texto: Veja onde comer bem e se divertir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.