São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-presidente não vai à convenção do PMDB

AMÉRICO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) não vai comparecer à convenção que o seu partido realizará no próximo domingo, em Brasília.
A convenção vai oficializar o nome do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia como candidato do PMDB à Presidência da República. Apesar de não comparecer, o ex-presidente não pretende fazer com que seus correligionários boicotem o evento.
Ontem, ele levantou a lista nominal de todos os delegados peemedebistas com direito a voto na convenção. Sarney garantiu ao presidente do PMDB, deputado Luis Henrique (SC), que vai usar a lista para orientar os convencionais do Maranhão e do Amapá a participarem da convenção.
O senador tem grande ascendência sobre boa parte dos delegados desses dois Estados.
Segundo Fernando César Mesquita, assessor de Sarney, o ex-presidente viajou ontem à tarde para Macapá (AP), onde deve permanecer por cerca de uma semana.
No Amapá, ele deve fazer uma avaliação do quadro político nacional. Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) tomada anteontem impediu que Sarney pudesse sair candidato por um pequeno partido.
O STF decidiu manter o prazo de filiação partidária, que venceu no dia 9 de janeiro. Com isso, ninguém mais pode trocar de partido para se candidatar, como Sarney pretendia.
Segundo Mesquita, o ex-presidente deve definir em duas semanas de que forma vai tentar interferir no processo eleitoral. Ele estuda várias possibilidades, entre elas a de apoiar a candidatura do senador Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP).
Mesquita negou a possibilidade de Sarney indicar o candidato a vice-presidente na chapa do PMDB. Quércia procurou esta semana pelo ex-presidente para discutir a eleição presidencial.

Texto Anterior: Levando a fama
Próximo Texto: Campanha de Brizola apostará no rádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.