São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante volta hoje para o Brasil

<FT:"MS SANS SERIF",SN>JOÃO MÁXIMO; MÁRIO MAGALHÃES; SÉRGIO TORRES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

O atacante Romário chega hoje ao Brasil, depois de perder, com a sua equipe, o Barcelona, a final da Copa dos Campeões para o Milan.
Para o técnico Carlos Alberto Parreira, a goleada de 4 a 0 foi a confirmação definitiva de algumas verdades do futebol moderno, uma delas a de que nenhum time pode ser "exclusivamente ofensivo".
"Não que o Barcelona só saiba atacar", pondera Parreira. "Na verdade, é uma equipe que também sabe jogar segundo o equilíbrio que comanda o futebol de hoje: defender, armar, atacar."
O que Parreira acha é que, anteontem, o Barcelona ousou mais do que devia, ao passo que o Milan foi um "admirável exemplo de aplicação e ocupação de espaços".
O treinador da seleção lembra que o número de atacantes fixos, no futebol moderno, não é o que faz um time ofensivo ou defensivo: "O Barcelona, por exemplo, usou três homens na frente. E foi muito menos ofensivo do que o Milan, que jogou rigorosamente no 4-4-2."
Parreira acredita que Romário não tenha jogado tudo o que sabe justamente pela distância que se fez entre o meio e o ataque.
Zagalo pensa diferente. Em sua opinião, há jogadores cujas características não os permitem realizar o trabalho de atacar, voltar para marcar e atacar novamente, como exige o futebol moderno. É o caso de Romário. Atacante que, num jogo como o de Atenas, de meio campo congestionado, não rende.
A questão da característica, para Zagalo, é fundamental: "Vejam o caso do Ronaldo. Sei de muitos que pensam numa linha de frente com ele, Bebeto e Romário. Pois bem: não funcionaria. Ronaldo no lugar de Raí seria um erro."
(JM, MM e ST)

Texto Anterior: Parreira critica falta de empenho de Ronaldo
Próximo Texto: Jogador diz estar em boas condições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.