São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"E.T." é o filme mais visto em vídeo e cinema de todos os tempos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O filme mais visto em todos os tempos foi "E.T. – O Extra-Terrestre", segundo a revista americana "Entertainment Weekly".
A revista usou metodologia diferente da tradicional para este tipo de listagem, de modo a levar em conta o fenômeno do videocassete.
A maneira tradicional de se aferir a popularidade de filmes era ajustar o faturamento bruto que eles obtiveram nas bilheterias, levando em conta o efeito da inflação sobre a economia.
"Entertainment Weekly" resolveu primeiro dividir o faturamento bruto nas bilheterias pelo preço médio do ingresso na época da exibição.
Depois, somou o número de vezes que cada filme foi alugado em videoclubes e a quantidade de fitas do filme vendidas para o público.
A revista admite que o método prejudica os filmes mais velhos, que em geral não se saem bem em vídeo, e favorecem os infantis, que costumam liderar vendas e aluguéis de vídeos.
Mas seus editores argumentam que esta é a maneira mais objetiva de se calcular quantas pessoas viram cada filme.
Pelo método de "Entertaiment Weekly", "E.T." (1982), de Steven Spielberg, foi assistido por 296 milhões de pessoas.
Em segundo lugar vem "...E o Vento Levou" (1939), com 281 milhões. Terceiro, o desenho animado "A Guerra dos Dálmatas" (1961), 258 milhões.
Walt Disney e Steven Spielberg são os realizadores que aparecem com mais frequência na lista dos cem mais. Harrison Ford é o ator com maior número de filmes na lista (seis em cem).
"E.T." vem em segundo lugar entre os filmes mais populares pelo sistema tradicional de levar em conta apenas a bilheteria, perdendo apenas para "Parque dos Dinossauros", também de Spielberg.

Texto Anterior: Curiosidades sobre uma superstar
Próximo Texto: Cameristas da Sinfônica de Boston se aproximam da excelência técnica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.