São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correntes minoritárias perdem poder na CUT

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

O 5º Congresso Nacional da CUT reduziu o poder político e econômico das correntes minoritárias na central.
Anteontem à noite, em uma votação apertada, a primeira realizada em urnas, a Articulação Sindical, de Vicentinho, conseguiu acabar com a autonomia política e econômica das CUTs Regionais.
Todas as correntes minoritárias –CUT pela Base, Corrente Sindical Classista (PC do B), O Trabalho, PSTU, Força Socialista, entre outras– votaram contra.
Mas a Articulação mostrou seu poderiu: conseguiu 863 votos para sua proposta, contra 803 de toda a oposição.
Grande parte das CUTs Regionais, hoje, são "redutos" das correntes minoritárias.
Mas a partir de agora, elas não terão mais direção nem recursos próprios.
A CUT Regional São Paulo, por exemplo, era dirigida pela CUT pela Base numa coligação com outras correntes minoritárias.
Agora, os 25% vão para a direção da CUT Estadual São Paulo (maioria da Articulação), que vai repassar os recursos a essa regional se achar conveniente.
"Metade dos recursos da CUT Regional São Paulo vinha do Sindicato dos Bancários", disse Gilmar Carneiro, ex-presidente e hoje diretor do sindicato.
Mas, segundo ele, as correntes minoritárias usavaram os recursos da regional para apoiar a Chapa 2, de oposição à direção do sindicato (e à Articulação), nas últimas eleições. As correntes minoritárias negam.
Apoio a Lula
O apoio político e financeiro da CUT a Luís Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais do país, uma das discussões principais do 5º Congresso Nacional da CUT, seria decidido ontem à tarde.
Também estava prevista a discussão sobre o aumento das contribuições dos sindicatos à CUT.
Até o fechamento desta edição, não havia definição sobre esses assuntos.
Para hoje, último dia do Congresso, está prevista a eleição da nova direção da CUT Nacional. Ela tomará posse no próprio Congresso.

Texto Anterior: "Sindicato era um clube"
Próximo Texto: Lula move um processo contra a Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.